Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28447
Título: A auditoria de contas médicas como ferramenta de apoio à gestão dos recursos do PB HOTEL: “O papel do Gestor de Saúde como facilitador das relações entre as Organizações Hospitalares do Sistema de Saúde da Marinha e as Organizações de Saúde Extra - Marinha (OSE).”
Orientador(es): Abrantes Filho, Cesar Reis
Autor(es): Passos, Oscar Artur de Oliveira
Palavras-chave: Auditoria
Brasil. Diretoria de Saúde da Marinha.
Auditoria (médico-hospitalar)
Custos - Controle
Terceirização - Auditoria
Sistema de Saúde da Marinha (SSM) - Auditoria
Data do documento: 2013
Editor: EGN
Descrição: Monografia apresentada ao Instituto COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Especialização em Gestão Internacional.
Inclui bibliografia.
Os dispêndios com a terceirização dos serviços médico-hospitalares pelo Sistema de Saúde da Marinha vêm crescendo progressivamente. A Diretoria de Saúde da Marinha (DSM), como órgão encarregado de planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades técnicas e gerenciais de saúde na Marinha do Brasil identifica a Auditoria de Contas Médicas como instrumento de controle da qualidade ofertada pelos serviços credenciados e de monitorização de controle de custos. Este trabalho tem por objetivo propor aos gestores de saúde do Sistema a adoção de medidas que fortaleçam as ações de Auditoria de Contas Médicas a serem postas em execução nas Organizações Hospitalares da Marinha (OMH), com o propósito de aprimorar as relações com as instituições credenciadas. Com este escopo, a Auditoria de Contas Médicas deve ser entendida e utilizada como ferramenta gerencial. Utilizando a metodologia de uma pesquisa-ação e uma abordagem qualitativa, o presente trabalho respaldou-se nos seguintes instrumentos didáticos: levantamento de literatura sobre o tema, na área de saúde, levando-se em conta o elemento pertinência; entrevistas não estruturadas com pessoas em atividades de Gestão em Saúde na Marinha do Brasil (DSM) e extra-Marinha (Unimed e Golden Cross) e análise crítica das opiniões obtidas por intermédio das entrevistas com os balizamentos teóricos citados na pesquisa.
Abstract: The expenses of the outsourcing of the physician and hospital services by the Navy Health System have been increasing gradually. The Navy Health Board (DSM – Diretoria de Saúde da Marinha), which is the institution responsible for planning, organizing, coordinating, and controlling the technical and managerial activities concerning health in the Braz ilian Navy, sees the Medical Bills Audit as a quality control tool of the accredited services and as cost control monitoring. This paper aims at proposing to the health managers of the System the adoption of steps that would empower the actions of the Medical Bills Audit to be implemented in the Navy Hospital Organizations - Organizações Hospitalares da Marinha (OMH), thus improving its relationships with the accredited institutions. Within this scope, the Medical Bills Audit should be understood and used as a managerial tool.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000001/000001cb.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28447
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000001cb.pdf758,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.