Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28449
Título: A busca pela autonomia da indústria de defesa – o caso brasileiro: a importância da nacionalização de tecnologias externas para a produção de água doce para garantir a mobilidade e manutenção dos S-BR no mar
Orientador(es): Moreira, William de Souza
Autor(es): Pinto, Carlos Cesar
Palavras-chave: Controle de qualidade
K4 - HIDROGRAFIA (DGPM-305)
Água doce
Água Conservação
Controle de qualidade
Estratégia marítima - Brasil
Recursos hídricos - Desenvolvimento - Brasil.
Data do documento: 2014
Editor: EGN
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas.
O presente trabalho teve o objetivo de mostrar que a nacionalização das tecnologias de produção de água doce dos S-BR, pode contribuir na busca pela autonomia da indústria de defesa nacional. Para alcançar este objetivo, primeiramente foi feito um estudo da evolução dos submarinos nacionais, com o intuito de conhecer e analisar os acertos e erros cometidos e poder determinar possíveis hipóteses de melhorias. Em sequência, um estudo do arcabouço legal, e do Programa de Nacionalização dos submarinos em construção no Brasil, que mostra o esforço do governo para formação do ambie nte regulatório favorável à busca pela autonomia de defesa. O estudo continua com a descrição sucinta de um submarino convencional e seus sistemas e equipamentos que dependem direta ou indiretamente das tecnologias de produção de água doce, e analisa a obt enção de recursos hídricos no planeta, para sugerir uma proposta. E finalmente, conclui, propondo a nacionalização dos equipamentos e itens de dessalinização do submarino, como um produto de uso civil e militar.
Abstract: This work aimed to show that the nationalization of freshwater production technologies of S-BR, can contribute to the search for autonomy of the national defense industry. To accomplish this, first, a study of the evolution of the nationals submarines was made, in order to understand and analyze the successes and mistakes and can determine the possible hypotheses of improvements. In sequence, a study of the legal framework, and the Nationalization Program of submarines under construction in Brazil, that showing the government's effort for forming the favorable regulatory environment to the search by defense autonomy. The study continues with a brief description of a conventional submarine and their systems and equipments that depend directly or indirectly from freshwater production technologies, and analyzes the getting water resources on the planet, to suggest a proposal. And finally, to conclude, proposing the nationalization of the equipments and items from desalination of the submarine, like a product for using civilian and military.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000004/00000487.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28449
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000487.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.