Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28519
Título: Os conflitos no delta do Rio Níger à luz da teoria da guerra por recursos de Michael T. Klare
Orientador(es): Roman, Artur Eloi
Autor(es): Moura, Eduardo Luis Guimarães de
Palavras-chave: Conflitos e resoluções de conflitos
Conflitos sociais
Violência - aspectos sociais
H3 - POLÍTICA E ESTRATÉGICA (DGPM-305)
Data do documento: 2015
Editor: EGN
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores.
Inclui bibliografia.
Os conflitos na região do Delta do rio Níger iniciaram-se logo após a independência da Nigéria em 1960 e tinham caráter predominantemente étnico. As descobertas de enormes jazidas e a crise do petróleo de 1973 colocaram a Nigéria dentro de um novo contexto perante a comunidade internacional, inserindo a política econômica mundial como mais uma variável no já complexo cenário da região. Com a extinção da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em 1991 e o fim da Guerra Fria, a relação entre o poder e os interesses dos Estados passou a ser rediscutido, com as grandes economias focando os objetivos econômicos em detrimento dos interesses de ordem ideológica. Sob a sombra deste cenário, os conflitos na região do Delta evoluíram de reivindicações pacíficas para insurgência no ano de 2006. A participação ativa de companhias transnacionais do petróleo e a onipresente influência internacional nos conflitos levantaram questões acerca dos interesses na região e dos reais fundamentos dessas contendas. O propósito deste trabalho foi evidenciar os pontos relevantes destes conflitos, na moldura temporal compreendida entre o agravamento da crise em 1999 e a implantação do programa de anistia em 2009, consubstanciando-os em uma conclusão aplicável, por analogia, à realidade brasileira. Para isso, realizou-se uma pesquisa documental e bibliográfica sobre o assunto, adotando-se a teoria da Guerra por Recursos, do professor Michael T.Klare, como ferramenta para alinhar o raciocínio de forma lógica, dentro de uma metodologia de etapas. Estudando os principais atores internos influentes procurou-se elucidar o ambiente em que ocorreram os conflitos e a sua dinâmica, inserindo neste cenário a participação internacional. Concluiu-se que a violência na região do Delta do rio Níger foi o resultado de uma economia transnacional do petróleo, com os esforços internacionais focando na produção petrolífera e contribuindo para a continuação dos conflitos. Ademais, há uma crescente preocupação mundial com a obtenção e acesso a os recursos naturais essenciais, agravada perante a nova concepção internacional que sinaliza para a aceitação do uso da força em prol da segurança energética, tornando frágeis os países ricos em recursos, mas incapazes de protegê-los.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000011/000011d6.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28519
Aparece nas coleções:Assistência Social: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000011d6.pdf718,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.