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Título: Diesel geradores funcionando em baixa carga: problemas e solução técnica adotada no modelo Rolls-Royce B32:40v12A da plataforma Sevan Brasil.
Orientador(es): Carneiro, Luiz Otavio Ribeiro
Autor(es): Silva, Irineu Fernandes da
Palavras-chave: Motores de combustão interna
Motores de combustão interna - motores de combustão explosiva
Geradores a diesel
Motor diesel Combustão
Data do documento: 2014
Editor: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha
Descrição: Geradores a diesel funcionando sob baixa carga sofrem diversos problemas, sendo o mais notável deles, a carbonização. Além disso, emitem mais poluentes por unidade de combustível queimado que se estivessem a plena carga. O bom funcionamento de geradores diminui a emissão de poluentes que é regulada por órgãos e convenções internacionais tais como a convenção MARPOL 73/78 da IMO. Por razões operacionais e de segurança, é necessário que geradores permaneçam por longos períodos funcionando em baixa carga. O presente trabalho aborda e explica esses problemas sofridos pelos motores e os poluentes gerados. Estes, já ao saírem das chaminés dos motores afetam diretamente e em curto prazo a tripulação e as operações da unidade. Esse trabalho trata-se de uma abordagem descritiva tendo com elemento de estudo de caso o que ocorre na plataforma de perfuração Sevan Brasil, situação muito semelhante ao que ocorre em diversas embarcações de apoio marítimo e outras sondas de perfuração, onde seus oito geradores normalmente funcionam por vários dias com carga abaixo de 30%, sendo que, na Sevan Brasil, três geradores sofreram modificações em seus sistemas de injeção de combustível. Essas modificações geraram resultados positivos. No entanto, existe ainda muito a ser melhorado neste aspecto da geração de energia e principalmente a redução de emissão de poluentes.
Abstract: Diesel generators operating under light load suffer many problems, the most notable of them, carbonization. Furthermore, they emit more pollutants per unit of fuel burned than if they were running at proper load. The proper functioning of generators decreases the emission of pollutants that are regulated by international organizations and conventions such as MARPOL 73/78 and IMO. Due to safety and operational reasons, it is necessary to keep generators running under light load during long periods. This research work discusses and explains these problems suffered by the engines and pollutants generated. These pollutants as soon they come out from the engines’ exhausts affect in short-term the crew and the vessel’s operations. This work is a descriptive approach using a study of case element that occurs on drilling rig Sevan Brazil, which is a situation very similar to what occurs in various offshore support vessels and other drilling rigs, where there is eight generators typically operate for several days with load below 30%, and, on Sevan Brasil, three generators have received modifications in their fuel injection systems. These modifications led to positive results. However, there is still much to be improved in this aspect of power generation and especially the reduction of emissions.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000004/00000449.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29405
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Sistemas de Armas: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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