Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29413
Título: Aspectos políticos do emprego de submarinos de propulsão nuclear possíveis impactos para a política externa brasileira.
Orientador(es): CF Mauricio.
Autor(es): Ribeiro, Maurício Passos
Palavras-chave: Submarino à propulsão nuclear
Submarinos nucleares
Poder militar
Poder naval
Propulsão nuclear
Data do documento: 2018
Editor: Escola de Guerra Naval
Descrição: O Programa Nuclear da Marinha(PNM), iniciado na década de 70, deverá disponibilizar ao Estado brasileiro um submarino de propulsão nuclear nos próximos anos, fruto do longo esforço de nacionais e de uma parceria estratégica com a França. Tal conquista representará um salto estratégico para o Brasil, inserindo-o no seleto rol de Estados detentores desse armamento de elevado poder dissuasório. Além do emprego na estratégia de defesa nacional, o submarino nuclear poderá representar uma ferramenta relevante para a política externa brasileira. Este é o objeto de estudo deste trabalho, que investiga os possíveis impactos para a política externa brasileira, especialmente no que tange à busca por uma maior integração dos países da América do Sul, pela inserção dos Estados periféricos nos mecanismos decisórios do poder mundial, em conjunto com os outros BRIC, e por uma vaga como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000006/00000625.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29413
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Operações Navais: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000625.pdf113,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.