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Título: Terceirização do apois logístico: O suporte logístico terceirizado para a manutenção das aeronaves H-225M das Forças Armadas e seus reflexos para a Marinha do Brasil.
Orientador(es): Filho, Daniel P. David
Autor(es): Cardoso, Marcus Vinícius de Vasconcelos
Palavras-chave: Armamentos
Equipamento militar e suprimentos
Equipamento militar e suprimentos (equipamentos) - armas (artilharia)
Equipamentos militares
Logística
Material bélico
T13 - LOGÍSTICA MILITAR NAVAL (DGPM-305)
Logística militar
Terceirização
Aviões militares Manutenção
Data do documento: 2018
Descrição: A operação plena de um meio naval, aeronaval ou de Fuzileiros Navais pressupõe a capacidade de manter esse meio disponível de acordo com o planejamento previsto, dentro de um cronograma de manutenção adequado. As Forças Armadas são o último esteio de uma nação após falharem todas as tentativas de manutenção da paz, da soberania e da liberdade. Para isso, deverão estar sempre prontas para atuar e, para cumprirem sua missão, necessitam manter o adestramento do seu pessoal e o aprestamento do seu material, ou seja, em sua melhor condição de emprego. A Marinha do Brasil sempre buscou a autossuficiência na manutenção de seus navios e aeronaves, mesmo que por vezes dependesse de apoio logístico externo para fazê-lo. As três Forças Armadas brasileiras foram contempladas com a aquisição pelo governo de 50 helicópteros H-225M, de última geração, e, como solução para gerenciar um programa de manutenção para o qual não estavam preparadas, estabeleceu-se um contrato com a subsidiária brasileira do fabricante das aeronaves para a execução dessa tarefa. Este trabalho tem por objetivo tentar promover uma reflexão acerca das experiências encontradas pela Marinha do Brasil,mais precisamente pelo Comando da Força Aeronaval, para conseguir manter a capacidade operativa plena das aeronaves UH-15, com foco nas vantagens e desvantagens advindas do contrato de suporte logístico terceirizado para a manutenção dessas aeronaves, em um modelo de gestão semelhante ao aplicado em outras forças armadas do mundo.
Abstract: The full operation of a naval, aircraftsor Marine means requires the ability to maintain thesemeansavailable as provided for planning, within an appropriate maintenance schedule. Armed forces are the last mainstay of a nation after failing all attempts to maintain peace, sovereignty and freedom. For this, they always should be ready to act and to accomplishtheir mission, they need to keep the training of its staff and the readiness of your material, that is, in the best condition of employment. The Brazilian Navy has always pursued self-sufficiency in the maintenance of its ships and aircrafts, even if it sometimes depended on external logistical support to do so. The three Brazilian Armed Forces were awarded with the purchase by the government of 50 M-225M helicopters of the latest generation, and as a solution for managing a maintenance program for which they were not prepared, it was established a contract with the Brazilian subsidiary of manufacturer of aircraft to perform this task. This work aims to try and promote a reflection on the experiences encountered by the Brazilian Navy, more precisely by the Naval Air ForceCommand, to be able to maintain full operating capacity of the UH-15 aircraft, focusing on the advantages and disadvantages arising from the contractorlogistics support for the maintenance of theseaircrafts,in a similar management model applied in other military branches aroundthe world.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br:8080/pergamumweb/vinculos/000016/000016ea.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29528
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Fuzileiros Navais: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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