Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29566
Título: As relações humanas a bordo dos navios mercantes.
Orientador(es): Dutra, Maria Elisa
Autor(es): Ramos, Mariane Paiva
Palavras-chave: Relações humanas
Relações interpessoais
Relações pessoais
Data do documento: 2012
Editor: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha
Descrição: Esta monografia tem como objetivo apresentar a importância da comunicação como principal meio para as Relações Interpessoais, o que a falta ou falha nela pode contribuir na iniciação de conflitos e as consequências desses conflitos para o ambiente de trabalho e para a convivência a bordo. Além disso, tem-se a liderança como fundamental aspecto para que um grupo se torne uma equipe e se desenvolva tanto profissionalmente quanto socialmente. O líder entra nesse cenário como um gerenciador de pessoas, exercendo sua influência na equipe através de habilidades adquiridas, solucionando problemas e melhorando os relacionamentos entre os seus liderados, assim como, os seus próprios relacionamentos dentro da equipe. A profissão marítima é diferente de todas as outras pelo fato de o trabalhador residir, mesmo que por um período determinado de tempo, no mesmo local onde trabalha e isso implica em uma série de fatores que irão influenciar no seu comportamento com seus companheiros. Como exemplo, se pode citar o confinamento e a distância dos familiares que são os que mais afetam a vida de um tripulante a bordo. Mediante isso, para que os objetivos estipulados sejam alcançados e o ambiente não se torne tão estressante, é necessária a contribuição de cada indivíduo que o compõe, tornando a convivência a mais agradável possível.
Abstract: This monograph aims to show the importance of communication as a primary means for Interpersonal Relations, which lack or flaw in it can contribute to the initiation of conflict and the consequences of these conflicts for the desktop and for living aboard. Moreover, there is the fundamental aspect of leadership as a group to become a team and develop both professionally and socially. The leader enters this scenario as a manager of people, exerting his influence on the team through acquired skills, solving problems and improving the relationships among their subordinates, as well as their own relationships within the team. The maritime profession is unlike any other because the employee resides, if only for a specified period of time, the same place where he works and it involves a number of factors that will influence their behavior with their peers. As an example, one can cite the confinement and the distance of family members who are the ones that most affect the life of a crew member aboard. Through this, so that the objectives set out are achieved and the environment does not become so stressful, requires the contribution of each individual who composes it, making a living as pleasant as possible.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000003/00000345.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29566
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000345.pdf199,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.