Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29725
Título: A etapa de preparação no processo negocial:um instrumento dinamizador da prática do offset na Marinha do Brasil/Ricardo Yukio Iamaguchi; orientador: Claudio Rodrigues Corrêa
Offset na Marinha do Brasil
Orientador(es): Corrêa, Claudio Rodrigues Orientador
Autor(es): Iamaguchi, Ricardo Yukio
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
355
T11 - GESTÃO DE ESTRATÉGICA (DGPM-305)
Acordos de Compensação Comercial, Industrial e Tecnológico
Negociação
Data do documento: 2011
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
A atual condição de retração de recursos orçamentários , pela qual vem passando toda a esfera governamental, concorreu para que a Marinha do Brasil (MB) vislumbrasse , nos acordos de compensação , uma oportunidade de ampliar e aprimorar suas alternativas de obtenção de recursos materiais, serviços e cooperação tecnológica. Diante dessa perspectiva, a negociação internacional, cujo processo objetiva a obtenção do máximo de benefícios (co ntrapartidas comerciais, industriais e tecnológicas), utilizando, tanto quanto possível, o seu poder de compra perante a outra parte, tem relevante papel na aplicação do offset na MB . Contudo, a instituição ainda está bem distante do nível ideal de maturidade necessário a um gerenciamento de excelência, sobretudo no que se refere à preparação negocial, muito embora a Alta Administração Naval, já há mais de onze anos, venha tratando o offset como um assunto de relevância estratégica. Tal fato vem desenhando uma realidade para esse processo um tanto quanto desfavorável ao seu desenvolvimento, resultando em inúmeras dificuldades a serem enfrentadas, apesar de algumas soluções já poderem s er percebidas, inclusive com aplicação, mesmo tímida, de várias delas. Assim, faz - se mister ter a consciência de que a etapa de preparação do processo negocial representa um importante instrumento dinamizador da prática do offset na MB e que, para explorá - lo plenamente, é necessário vencer os obstáculos ora existentes no caminho do seu aprimoramento, de forma a incrementar o leque de benefícios advindos dos acordos de compensação internacionais em prol do desenvolvimento comercial, industrial e tecnológico do Brasil, em especial de sua Base Industrial de Defesa.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000c/00000c59.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29725
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000c59.pdf234,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.