Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29737
Título: Motivação profissional militar-naval:a evasão dos jovens Oficiais embarcados em navios de superfície/Marcelo Wilson Pimentel Glatthardt; orientador: Robero Henrique Assad dos Santos
Orientador(es): Santos, Robero Henrique Assad dos Orientador
Autor(es): Glatthardt, Marcelo Wilson Pimentel
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
355
P2 - GESTÃO DE ripcmb/25920 MILITAR (DGPM-305)
Evasão militar
Navios de superfície
Cultura organizacional
Liderança
Relações interpessoais
Data do documento: 2010
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
R eduzir os níveis de evasão dos jovens Oficiais que trabalham embarcados nos navios de super fície da Marinha do Brasil se reveste de especial importância, pois a perda de cada um desses Oficiais deixa uma lacuna que não pode ser imediatamente reocupada por tratar - se de uma mão - de - obra com elevado grau de especialização. A demissão de cada um dess es Oficiais também representa um elevado prejuízo à União, visto que o custo da sua formação é elevado. Desta forma, mais coerente e menos dispendioso seria priorizar a gestão da motivação, cuja eficácia contribuiria para elevar o nível de satisfação com o trabalho desses jovens Oficiais. Porém, a eficácia da gerência da motivação começa pelo reconhecimento, por parte dos superiores hierárquicos, que as relações no trabalho passam por uma revolução e que aprimorar as suas habilidades interpessoais é de fund amental importância, pois a maior parte dos conflitos no ambiente de trabalho advém de diferentes pressupostos a respeito do comportamento humano, embora este obedeça a um padrão racional. O relacionamento colaborativo é fundamental para liderar os jovens Oficiais, cujos valores são diferentes das gerações passadas, que cobram mais exemplos de retidão de caráter e correção de atitudes de seus superiores, que dão especial importancia a o ambiente de trabalho a bordo dos navios e que valorizam os desafios como o aspecto mais importante de retenção no trabalho. As mudanças na cultura organizacional também se revestem de especial importância para criar uma estrutra mais atraente aos jovens , cujo p erfil inovador é imprescindível para que a Marinha do Brasil possa responder aos novos desafios do mundo globalizado e caminhar com mais celeridade rumo a sua excelência que consiste, essencialmente, em combater no ambiente marítimo em defesa da Pátria.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000c/00000c87.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29737
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000c87.pdf319,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.