Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29764
Título: Ensinamentos obtidos para a nossa doutrina de operações de paz diante da experiência no Haiti:a gestão dos ensinamentos obtidos no Haiti pelo Corpo de Fuzileiros Navais/Alexandre Henrique Batista Barbosa; orientador: Haroldo C. da Silveira.
Orientador(es): Silveira, Haroldo Cavalcante Da Orientador
Autor(es): Barbosa, Alexandre Henrique Batista
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
J11 - OPERAÇÕES DE PAZ (DGPM-305)
Gestão do conhecimento
Data do documento: 2010
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
Operando em um ambiente de crescente complexidade e incerteza, onde novas tecnologias estão gerando operações altamente dinâmicas e compl exas, as Forças Armadas do século XXI precisam estar capacitadas a dominar o fator que, h oje em dia, é considerado fundamental para que se consiga obter uma vantagem determinante sobre seus adversários: o conhecimento. A Gestão do Conhecimento é uma ferram enta que facilita a criação e o uso do conhecimento e que pode ser empregada sob diversas formas. Uma delas é o sistema de lições aprendidas. O Corpo de Fuzileiros Navais vem adotan do, desde 2008, um modelo de lições aprendidas para gerir os ensinamentos obtidos na Op eração de Paz do Haiti, o qual ainda está em desenvolvimento. Para melhor aproveitar esses co nhecimentos, é importante que esse sistema explore corretamente todos os aspectos envo lvidos nesse processo. A análise desse sistema, à luz de modelos propostos na teoria da Ge stão do Conhecimento, identificou que há a necessidade de se estimular o processo de criação do conhecimento, melhorar sua capacidade de coleta, sem comprometer sua capacidad e de análise, incentivar a mudança da cultura organizacional e desenvolver ferramentas qu e permitam explorar a Inteligência Coletiva. Da análise dos modelos empregados pelo United States Marine Corps e pelo Exército Brasileiro, verificou-se que um esforço de coleta direcionada de conhecimentos in loco , a criação de um ponto focal de coleta, avaliação e disseminação de conhecimentos dentro da estrutura do Corpo, a inclusão de um méto do de difusão ativa das lições aprendidas e a realização de fóruns e debates on-line direcionados, aliada a uma estratégia de incentivo e recompensa e a uma campanha de divulgação poderiam minimizar as deficiências identificadas no sistema. Porém, mesmo com a adoção dessas medidas, nenhum modelo de Gestão do Conhecimento será bem sucedido se não hou ver o envolvimento e o comprometimento de toda a organização e, para isso, faz-se necessário que essa iniciativa conquiste os corações e mentes de todos os indivídu os que fazem parte dela.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000c/00000c99.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29764
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000c99.pdf250,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.