Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29794
Título: Programa Netuno:a excelência em gestão na Marinha do Brasil/Aldernei Manhães de Souza; orientador: Claudio Rodrigues Corrêa.
Orientador(es): Corrêa, Claudio Rodrigues.Orientador
Autor(es): Souza, Aldernei Manhães de,
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
355
B7 - GESTÃO PÚBLICA (DGPM-305)
Qualidade
Administração pública
Data do documento: 2009
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
A qualidade é uma das ferramentas essenciais no caminho rumo à excelência na gestão das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Hoje, as organizações buscam a p rodutividade com eficiência dos seus processos. A melhoria contínua é conseguida por meio de mudanças efetivas nas estruturas das organizações. Dessa forma o Estado, na busca da excelência em gestão, implementou reformas estruturais visando a simplificação dos processos administrativos e também um novo modelo de Administração Pública. Nesse contexto, a Marinha do Brasil continua buscando a melhoria dos seus processos, voltados para a gerência de pessoal. Várias foram as experiências gerenciais, porém nem to das obtiveram êxito. A Gestão pela Qualidade Total , a Gestão Contemporânea deixaram experiências na busca da melhoria contínua. Recentemente, o Programa NETUNO foi implementado como modelo de Excelência em Gestão, proposto pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização . Tal programa, composto de uma vertente gerencial, visa vencer barreiras e firmar - se como diferencial na Gestão da Administração Naval. Porém, como todo processo de mudanças, acarreta resistências e óbices que precisam ser sup erados. Pretende - se assim, contribuir para identificar as medidas necessárias para superar os óbices, de forma a poder aprimorar o Programa. Destarte, uma vez superadas as dificuldades e resistências, a Marinha poderá firmar - se como uma instituição forte e comprometida com a excelência em gestão. Dessa forma, serão utilizadas as medidas constantes do Pla no de Gestão do Programa NETUNO , elaborado para consolidar aquele Programa como um processo administrativo voltado para a excelência em gestão. Para tanto f oram identificados os principais óbices na implementação do Programa NETUNO, e relacionando às medidas dos diversos Grupos de Ações do referido plano de gestão . Portanto, poder - se - á fazer da Ma rinha do Brasil uma instituição cada vez mais forte e preparada para as adversidades, por meio de pessoal qualificado e pronto para enfrentar as mudanças.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000c/00000cdf.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29794
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000cdf.pdf636,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.