Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29808
Título: As ações terroristas e o sistema de gerenciamento da Amazônia Azul:perspectivas da Marinha do Brasil para o século XXI/Ayrton José Coêlho de Britto Neto; orientador: Helder Pereira da Silva.
Orientador(es): Silva, Helder Pereira da Orientador
Autor(es): Britto Neto, Ayrton José Coelho de
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
355
T14 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE DEFESA (DGPM-305)
Amazônia Azul
Terrorismo
Plataformas petrolíferas
Data do documento: 2009
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
Nos dias de hoje, em que o Brasil anseia por uma vaga permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, bem como se destacar como liderança na América do Sul, faz - se mister a man utenção de uma perspectiva de desenvolvimento e a certeza de que o P aís se encontra estabilizado e seguro para que investidores estrangeiros se aproximem . Para esse desenvolvim ento, vários setores da economia revelam - se de fundamental valor para ratificar essa condição. Dentre esses, a exploração de petróleo assume posição de destaque n as perspectivas de crescimento econômico do país. Como a maior parte da produção é realizada p or plataformas marítimas , a defesa dessas deve ser uma preocupação para o Ministério da Defesa e mais particularmente para a Marinha do Brasil. A insuficiência de meios e sistemas que impeçam ou possibilitem a dissuasão de ataques terroristas deve ser reso lvida em curto espaço de tempo. Após a promulgação da Est ratégia Nacional de Defesa , o que ocasionou a elaboração d o Plano de Equipamento e Articulação da Marinha do Brasil, novas perspectivas surgem e vem sendo desenvolvidas e implementadas novas formas d e defesa para as nossas plataformas, de ntre el a s o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul . Os ataques ao World Trade Cente r em 11 de setembro de 2001, mostra ram ao mundo a capacidade de grupos que a través de destruição, banho de sangue e destaque em not iciário, buscam obter in stabilidade política para atingirem seus objetivos. Um ataque bem sucedido a uma dessas plataformas traria sérias conseqüências políticas e econômicas a qualquer país que possua e utilize as riquezas de seu subsolo marinho. E ste tra balho apresent a o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul como ferramenta de defesa das plataformas de petróleo localizadas no mar contra ataques terroristas. Deste objetivo , foi retirada a seguinte questão: como o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Az ul realiza rá a defesa d as plataformas de petróleo contra atentados terroristas ?
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000d/00000d3d.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29808
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000d3d.pdf227,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.