Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29851
Título: O preparo da mobilização como instrumento para o desenvolvimento da indústria de interesse da Marinha do Brasil/Sérgio Nahal de Souza; Orientador: Daniel.
Autor(es): Souza, Sérgio Nahal de
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
355
T7 - ECONOMIA E INDÚSTRIA DE DEFESA (DGPM-305)
Data do documento: 2009
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
Este trabalho delineia algumas atividades que poderiam ser empreendidas pela Marinha para o preparo da Mobilização e que contribuiriam para o desenvolvimento da indústri a bélica de seu interesse. Ressalta que, para que o Estado esteja em condições adequadas de enfrentar um possível conflito e garantir, a partir de uma base formada, os meios que se fizerem necessários, é importante que, desde o tempo de paz, ele se preocup e com o preparo da Mobilização. Ressalta, também, que o preparo tem por finalidade planejar as atividades relacionadas com a sua execução e pode ser o instrumento de coordenação dos esforços do Brasil rumo ao desenvolvimento e à segurança. Nesse sentido, c onsidera que é importante que a Marinha contribua para o fortalecimento da posição do Brasil no comércio internacional, para o aumento do domínio tecnológico na produção de material estratégico e para a redução da dependência de importação de armas e siste mas. Assim, este trabalho expõe a importância do preparo da Mobilização, identifica a relação entre o preparo da Mobilização e o desenvolvimento da indústria de defesa e explica a assimetria no comércio internacional e a dependência de material bélico. Em seguida, identifica as formas de atuação do Estado como agente produtor e comprador de bens e serviços e esboça algumas atividades que poderiam ser empreendidas pela Marinha neste mesmo campo de atuação. Posteriormente, identifica as formas de atuação do E stado como agente regulador da atividade empresarial e agente fomentador da atividade econômica e delineia uma proposta de atuação da Marinha junto aos órgãos estatais competentes. Contribui para o desenvolvimento de uma mentalidade de Mobilização Industri al, porém, não esgota nem limita as possibilidades de atuação da Marinha.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000d/00000dad.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29851
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000dad.pdf163,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.