Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29868
Título: Indústria de Defesa Brasileira:desenvolvimento, autonomia e importância da tecnologia dual/Leonardo Andrade da Silva Reis; Orientador: André Luís Melo de Andrade.
Orientador(es): Andrade, André Luís Melo de Orientador
Autor(es): Reis, Leonardo Andrade da Silva
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
355
T7 - ECONOMIA E INDÚSTRIA DE DEFESA (DGPM-305)
Data do documento: 2009
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
O Brasil é um país de dimensões continentais e parece não ter desenvolvido indústrias voltadas para a sua d efesa, em quantidade e qualidade suficientes para suprir as necessidades das Forças Armadas no cumprimento de sua missão constitucional , ou seja, o parque industrial brasileiro se apresenta defasado em capacidade e precisa de uma estrutura que atenda as no vas demandas de material de defesa do Estado , de forma a minimizar os efeitos das atuais ameaças e vulnerabilidades do setor de defesa da nação. Para alcançar a proteção no ameaçado cenário internacional , as nações precisam manter as próprias Forças Armada s preparadas e atualizadas , de tal sorte que sejam capazes de atender ao interesse nacional . A condição para se atingir tal propósito passa pelo desenvolvimento de uma indústria de defesa nacional autônoma, capaz de avançar em tecnologia. Para isto, o apro veitamento da tecnologia dual se mostra como uma opção válida . Inicialmente, o trabalho descreve algumas características d a indústria de defesa brasileira . Em seguida, d iscute a necessidade d o desenvolvimento de uma indústria de defesa compatível com a dim ensão e interesses do Brasil, para capaci tar as Forças Armadas em um nível equilibrado e atualizado n o cenário internacional de defesa, conforme a Estratégia Nacional de Defesa e a Política de Defesa Nacional prevêem . A borda rumos estratégicos para desenvo lvimento da indústria nacional de defesa e ações estratégicas . Em seguida, identifica a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento , assim como em ciência e tecnologia para soerguer estes sensíveis e importantes setores para a autonomia do setor industrial de defesa do país . Finalmente, o trabalho conclui apresentando a aplicação e difusão da t ecnologia dual na indústria de defesa nacional, com relativo grau de autonomia , a fim de possuir uma indústria de defesa desenvolvida e compatível com a dim ensão do Brasil , capaz de equipar e atender as Forças Armadas de acordo com os planos de equipamentos e articulação das Forças.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000d/00000de2.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29868
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000de2.pdf281,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.