Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29900
Título: O petróleo da Amazônia Azul: importância geopolítica para o Brasil.
Orientador(es): Medeiros, Sabrina Evangelista Orientadora
Autor(es): Junior, Ronaldo Schara
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
355
T10 - GEOPOLÍTICA (DGPM-305)
Petróleo
Amazônia Azul
Data do documento: 2008
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
Ao adentrar o século XXI , o Brasil ainda possui uma última fronteira a ser delimitada, a fronteira marítima. Trata - se de incorporar ao nosso território o mar que nos pertence, como faculta a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNDUM) , e promover o uso sustentado de seus recursos naturais. A es sa extensão do Oceano Atlântico, que se projeta para além do litoral e das ilhas oceânicas, e corresponde à cerca de metade da superfície do Brasil, tem - se chamado de Amazônia Azul (V IDIGA L , 2006 ) . Há pouco mais de dois anos , o Brasil atingiu a tão almejada auto - suficiência 1 na produção de petróleo, graças à capacidade tecnológica da Petróleo Brasileiro S.A. ( PETROBRAS ) em conseguir descobrir campos de petróleo na Amazôn ia Azul e , consequen temente , extra í - lo do fundo do mar. Acredita - se que um dia estaremos exportando petróleo, fato que , se concretizado , poderá trazer enormes benefícios para o Brasil, pois , segundo Lima (2008, p.97) “os resultados operacionais e financeiros da PETROBRAS for am altamente beneficiados pela conjuntura de grande elevação do preço do petróleo, que saiu de cerca de 10 dólares , em 1998 , para mais de 80 dólares em 2007”. Tratando - se de um produto escasso e com preço em alta no mercado internacional , a exporta ção do p etróleo poderá trazer divisas suficientes para alavancar o crescimento do Brasil. O propósito dest a monografia é analisar como o petróleo , pro veniente da Amazônia Azul, poderá favorecer o Brasil , contribuindo para conduzi - lo a um novo patamar no contexto geopolítico mundial. Para atingi r este propósito será importante seguirmos alguns passos. Primeiro , precisamos entender o conceito de geopolítica. Depois , iremos definir as dimensões da Amazônia A zul e conhecer os seus recursos até chegar ao petróleo. Em seguida , será necessário posicionar a PETROBRAS dentro do processo de crescimento da exploração do petróleo no Brasil. A pa rtir daí ser á correlacionado o petróleo com a Amazônia Azul para que possamos encerrar com a compreensão da importância geopolítica d o petróleo no mundo atual. Acredita - se que a importância geopolítica do petróleo da Amazônia Azul abr irá uma nova perspectiva para o Brasil, capaz d e torná - lo um dos principai s protagonistas da geopolítica mundial , condizente com o tamanho de sua popul ação e de s eu território.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000f/00000fd3.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29900
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000fd3.pdf169,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.