Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/450435
Título: O papel do alinhamento diplomático-militar na projeção internacional brasileira/Guilherme Stolle Paixão e Casarões (orientador), Ana Beatriz Franciscone, Bárbara Dantas Mendes da Silva, Daniel Bruno Lopes de Faria, Marcelo Bezerra Magadaleno, Nathia Miranda Rodrigues.
Autor(es): -
Palavras-chave: 371.10220
Ensino
Data do documento: 2010
Editor: Rio de Janeiro:Escola Naval,
por
Descrição: Anais do VII Congresso Acadêmico de Defesa Nacional, realizado na Escola Naval em agosto/setembro de 2010
Através de uma análise histórica da evolução do pap el do Itamaraty e das Forças Armadas na inserção internacional do Brasil, este t rabalho visa discutir uma tendência observada em posicionamentos assumidos pelo país nos últimos anos, tanto no campo da formulação de políticas externas quanto no de defesa, em direção a um novo alinhamento entre a burocracia do Ministério de Relações Exteriores e das Forças Arma das, demonstrando o papel importante de um alinhamento entre estes para a projeção internaciona l brasileira. Introduzido por um histórico da questão, demonstramos como questões atualmente pres entes na agenda do Brasil – participação na MINUSTAH, aproximação do Irã, dilema de seguranç a decorrente do conflito entre a Colômbia, a Venezuela e as FARC, entre outros – exigem o alin hamento civil-militar em suas resoluções e negociações. Além disso, também foram descritas pos síveis necessidades e ameaças decorrentes de uma maior inserção brasileira – compra de aviões da Suécia e terrorismo. Concluindo foi mencionada a necessidade e as vantagens de tal inte gração civil-militar.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000006/0000060d.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/450435
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0000060d.pdf237,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.