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Título: A utilização de produtos meteorológicos e oceanográficos para otimização da navegação de cabotagem no Brasil.
Orientador(es): Oliveira, Vinicius
Autor(es): Dias, Shayane dos Reis
Palavras-chave: Meteorologia
Oceanografia
Navegação de cabotagem
Data do documento: 2015
Editor: Centro de instrução Almirante Graça Aranha
Descrição: No decorrer deste trabalho são descritas as influências dos fenômenos meteorológicos atuantes na costa brasileira e os produtos meteorológicos utilizados para amenizar seus efeitos e manter o navio e a tripulação em segurança. São também esclarecidos os conceitos de cabotagem, como suas vantagens e desvantagens e a definição das limitações físicas da área que esse tipo de navegação abrange no que diz respeito ao território brasileiro. Sabendo-se que é preciso de uma a seis horas de antecedência para preparar o navio para condições extremas (o que confirma a necessidade dos boletins de aviso e das previsões meteorológicas precisos e feitos com a antecedência já prevista e conhecida) e que a área de navegação de cabotagem no Brasil é extensa e possui uma considerável gama de influências meteorológicas, podemos ratificar a importância do assunto abordado por este trabalho. É sabido também que, o bom navegante deve fazer um estudo do local por onde passa, para que sua derrota seja segura, e esse estudo só é permitido através do conhecimento do território, conhecimentos atmosféricos,oceanográficos e do reconhecimento de cada um dos instrumentos disponibilizados para a otimização da navegação, no caso específico deste trabalho, da navegação de cabotagem. Em suma, é reforçado que a navegação necessita de informações provenientes da meteorologia, pois estas são imprescindíveis nos dias atuais e que não há forma de se navegar com segurança sem os seus recursos.
Abstract: In this paper describes the influence of meteorological phenomena active on the Brazilian coast and weather products used to soften its effects and maintain the ship and the safetycrew. Also clarified the cabotage concepts such as its advantages and disadvantages and the definition of the physical limitations of the area that covers this type of navigation with regard to Brazil. Knowing that it takes from one to six hours in advance to prepare the ship for extreme conditions (which confirms the need for warning bulletins and accurate weather fore casts and made with the advance already established and known) and the area of coastal shipping in Brazil is extensive and has a considerable range ofmeteorological influences, we confirm the importance of the issue addressed by this work. It is also known that the good navigator should make a study of the place wherever hegoes so that their defeat is safe, and this study is only allowed through the knowledge ofthe territory, atmospheric, oceanographic knowledge and recognition of each of theinstruments available to optimize the navigation, in the specific case of this work, ofcoastal shipping. In short, it is stressed that the navigation needs information from the weather, as these are essential these days and there is no way to safely navigate without its resources.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000c/00000c06.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451560
Aparece nas coleções:Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

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