Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843254
Título: Gestão da informação na MB: uma contribuição para o aperfeiçoamento da gerência da Informação Digital de interesse.
Orientador(es): Almeida, Nival Nunes de
Autor(es): Muradas, Fernando Martins
Palavras-chave: J3 - COMUNICAÇÕES (DGPM-305)
Gestão da informação Forças armadas
Gestão do conhecimento
Forças armadas e comunicação de massa
Data do documento: 2010
Editor: Escola de Guerra Naval
Descrição: A criação do Ministério da Defesa representa, para as Forças Armadas, o início de uma significativa alteração estrutural para alinhar o Brasil a uma nova tendência mundial de reorganização dos setores de defesa. Recentemente, decorrente dessa nova estrutura, esse Ministério divulgou a Estratégia Nacional de Defesa, que considera o setor cibernético como um dos três setores estratégicos a serem fortalecidos, juntamente com o espacial e com o nuclear. Esse documento aponta como parte prioritária a tecnologia de comunicação entre todos os contingentes das Forças Armadas, de modo a assegurar sua capacidade para atuar em rede. Tal orientação é diretamente relacionada à Tecnologia da Informação e Comunicação e seus artefatos. A Marinha do Brasil já possui uma grande rede de comunicações que integra inúmeros ativos de Informação espalhados pelo país. Essa rede é objeto de frequentes ações de aperfeiçoamento pela importância que tem para a instituição. Em termos organizacionais, a Marinha está realizando uma completa reestruturação dessa área. Contudo, mesmo sabendo da relevância do setor e da existência de um documento orientador em nível estratégico, deve ser lembrado que esse setor não é um fim em si mesmo, mas uma ferramenta para o tratamento automatizado da Informação, sobretudo em sua forma digital. Portanto, considerando que a principal razão de ser da cibernética é a Informação Digital, a sua gestão deve ser tratada com elevada prioridade e com permanente supervisão e aperfeiçoamento, para que ela atenda apropriadamente aos fins a que se destinam. O presente trabalho procura estudar a forma como atualmente é feita essa gestão na Marinha e identificar possibilidades de aperfeiçoá-la, com foco no preparo e na gerência da Informação de Interesse, e em eventuais melhorias no emprego dos recursos tecnológicos associados, com uma consequente contribuição para a sua defesa cibernética.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000007/000007d8.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843254
Aparece nas coleções:Fuzileiros Navais: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
000007d8.pdf552,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.