Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843299
Título: Missões de paz e os atores militares e humanitários: uma abordagem sob a ótica dos conceitos de habitus e campo.
Orientador(es): Jungstedt, Alceu Oliveira Castro
Autor(es): Cazumba, Ricardo Antonio
Palavras-chave: J11 - OPERAÇÕES DE PAZ (DGPM-305)
Assistência humanitária
Assistência militar
Data do documento: 2012
Editor: Escola de Guerra Naval
Descrição: O presente trabalho pretende discutir como o surgimento das Missões de Paz, e a sua evolução, gerou a necessidade de se estabelecer uma doutrina que orientasse as interações entre atores militares e humanitários. A partir da consulta de fontes primárias, discute ainda em que medida a atuação dos profissionais militares em emergências complexas, particularmente sob a égide das NU, interagindo com Organizações de Assistência Humanitária (OAH), tem ou não provocado mudanças no universo desses atores, e se estes tem sofrido a ação de um processo pedagógico que resulta em uma socialização secundária. Nossa investigação foi orientada pelo método dialético como método de abordagem, e recorreu ao estruturalismo de Pierre Bordieu, particularmente aos seus conceitos de habitus e campo,na caracterização dos atores militares e humanitários e, no caso dos militares, no entendimento de como se dá a reprodução de suas condições de existência enquanto grupo.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000b/00000bf4.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843299
Aparece nas coleções:Fuzileiros Navais: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
00000bf4.pdf348,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.