Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843338
Título: Funções logísticas: a importância do Apoio Logístico Integrado (ALI) para as funções logísticas suprimento e manutenção, no caso específico, na dotação de sobressalentes dos novos submarinos convencionais brasileiros (S-BR)
Orientador(es): Silva, Marcos Valle Machado da
Autor(es): Silva Junior, Carlos Fernandes da
Palavras-chave: B1 - ADMINISTRAÇÃO (DGPM-305)
Apoio logistico naval
Cooperação intelectual
Abastecimento militar
Operações Logísticas
Data do documento: 2013
Editor: EGN
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores.
Inclui bibliografia e índice.
A Marinha do Brasil completará no próximo ano, um s éculo de operação com submarinos. O simples conhecimento de que uma nação possui submar inos, por vezes já é suficiente para dissuadir um inimigo a realizar uma ação hostil. O Brasil devido a sua extensão litorânea e suas riquezas naturais e minerais aumentou a sua pr eocupação com a segurança e a defesa nacional. O governo está reestruturando as Forças A rmadas e, sendo assim, diversos programas se encontram em andamento, dentre eles, o programa de desenvolvimento de submarinos (PROSUB). Num processo de aquisição de u m meio, devemos prever o quanto será seu custo para mantê-lo em sua vida operativa, não somente se preocupando com o seu custo de aquisição. Face ao exposto, há a necessida de de planejar um processo adequado para manter o referido meio em operação. Portanto, deve- se ter um planejamento de manutenção já definido e estabelecido, para que os reparos ocorra m dentro do tempo esperado. Neste sentido, é necessário termos os sobressalentes no m omento exato para substituí-los. Para esta ação, precisamos dispor de dotações de base e de bo rdo estabelecidas corretamente e, desta forma, devemos determinar quais são os requisitos p ara prestar o apoio de suprimentos necessários e como se calcular as quantidades neces sárias que deverão estar disponíveis no tempo e no local corretos para serem utilizadas. A experiência da Marinha Francesa pode auxiliar a nossa MB a redefinir os modelos para os cálculos de sobressalentes para os tipos de dotações existentes, as quais são definidas no Apoi o Logístico Integrado durante a fase de obtenção do ciclo logístico por meio das funções lo gísticas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar como se processará a determi nação de necessidades e a definição das listas de dotação de sobressalentes dos novos subma rinos convencionais brasileiros visando garantir a sua prontidão operacional, por meio das funções logísticas suprimento e manutenção.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000c/00000ca3.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843338
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.