Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843348
Título: Sistema de aeronaves remotamente pilotadas (SARP): a capacitação de pessoal para operação dos SARP na Marinha do Brasil
Orientador(es): Espozel Júnior, Helcio Blacker
Autor(es): Quadros, Marcelo Maza
Palavras-chave: C2 - AVIAÇÃO NAVAL (DGPM-305)
Aviadores militares - Brasil
Data do documento: 2014
Editor: EGN
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado Maior para Oficiais Superiores.
Inclui bibliografias.
A Marinha do Brasil vem realizando estudos para a compra de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP), além do modelo já operado pelo Corpo de Fuzileiros Navais, o “Carcará”, tanto para emprego embarcado em navios escolta e de patrulha, quanto para operação a partir de terra em proveito do futuro Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz). Serão dois modelos de categorias diferentes, um mais simples e de emprego no nível tático, para operação embarcada e outro bem mais complexo, de emprego no nível operacional, em proveito do SisGAAz. Os SARP em questão serão incorporados ao inventário da Aviação Naval e passarão a dividir o espaço aéreo com as demais aeronaves da MB, complementando o emprego dessas nas Operações Navais. Esses sistemas possuem incorporados elevada tecnologia em termos aeronáuticos, de sensores e de comando e controle (C2), tendo revolucionado o emprego do vetor aéreo nos últimos conflitos armados. Diante desta previsão de incorporação dos SARP na MB, surge a necessidade premente de planejar a formação de pessoal para operação desses sofisticados engenhos. Os recursos humanos, dentro de um SARP, ocupam diversas funções com qualificações técnicas bastante distintas, responsáveis pela operação e manutenção dos vários equipamentos, além da própria aeronave, com eficiência e segurança. Neste estudo, será abordada com mais profundidade a função específica de Piloto de SARP, por considerar-se um ponto crítico de formação de pessoal em termos de demanda reprimida, além das habilidades específicas exigidas. A metodologia utilizada de estudo comparativo, entre os principais operadores militares de SARP no mundo, servirá para embasar uma proposta de formação dos futuros Pilotos de SARP da MB.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000c/00000cf8.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843348
Aparece nas coleções:Aeronáutica: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.