Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843361
Título: A liderqança na Marinha do Brasil:A importância da liderança estratégica da Marinha do Brasil para a visão de futuro do Corpo de Fuzileiros Navais até 2030 /Elson Luiz de Oliveira Góis ; Archimedes Francisco Delgado.
Orientador(es): Delgado, Archimedes Francisco. Orientador
Autor(es): Góis, Elson Luiz de Oliveira
Palavras-chave: G5 - LIDERANÇA (DGPM-305)
liderança estratégica
Data do documento: 2015
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas.
Inclui bibliografias
O cenário competitivo e globalizado do mundo moderno, desafia as lideranças de alto nível aO cenário competitivo e globalizado do mundo moderno, desafia as lideranças de alto nível a preparar suas Instituições para a execução de suas metas estratégicas, em ambientes com múltiplos atores, em que participam os poderes político, econômico, psicossocial e militar. A resultante dessa interação é um esp aço não delimitado por fatores tangíveis, exigindo das lideranças estratégicas das Instituições uma apurada capacidade de lidar com as incertezas e ambiguidades, não permitindo que crises circunstanciais interfiram nos processos de tomada de decisões. A Li derança Estratégica da Marinha do Brasil (MB) atua dessa forma, consonante com a Doutrina Básica da Marinha, orienta o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) a enfrentar os desafios do presente, preparando - o para o futuro, como força estratégica, de caráter expe dicionário, de pronto emprego e de projeção de poder sobre terra, contribuindo para cumprimento de sua missão constitucional de defesa da Pátria . As condicionantes de país marítimo, com litoral extenso, de rede fluvial apreciável e rico em recursos naturai s, dependente das navegações em mar abe rto e nas águas interiores, esse ncia i s para o seu equilíbrio econômico, são determinantes para que o Brasil tenha uma profunda e abrangente Política Nacional de Defesa e Marítima , e que possua uma Estratégia Militar N aval preparada para se contrapor às ameaças internas e externas à soberania do país , de acordo com a sua Estratégia Nacional de Defesa . Conscientizar a Nação, da real importância da defesa e manutenção do nosso patrimônio no mar é tarefa das mais important es das lideranças estratégicas da Marinha, contribuindo para o desenvolvimento da mentalidade marítima e de defesa nacional, em todos os segmentos da sociedade brasileira. Para assegurar a defesa dos interesses dos país e de sua fronteira marítima, a MB or ientada em sua visão de futuro, precisará dispor de um Poder Naval moderno, balanceado e equilibrado, capaz de operar tanto no mar, quanto em aguas interiores. As Lideranças Estratégicas da MB planejam o Poder Naval com capacidade para dissuadir as possíve is ameaças, de impor as leis brasileiras e de defender os bens econômicos nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, além de garantir a segurança das linhas de comunicações pelo mar e do tráfego marítimo de interesse do Brasil. O CFN, parcela inalienável da Mar inha e de seu conjugado anfíbio , balizados por seus Eixos Estruturantes, por sua vocação anfíbia, imprescindível capacidade expedicionária e de projeção de poder sobre terra, por meio das Operações A nfíbias e de Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais, contribui com a prontidão operativa do Poder Naval e confere credibilidade à sua presença no Atlântico Sul, seus contornos e ilhas oceânicas e na proteção da Amazônia Azul.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000d/00000dfe.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843361
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
00000dfe.pdf548,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.