Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843471
Título: Os enfrentamentos entre o Hezbollah e Israel: um entendimento Realista dessa interação conflituosa entre 2006 e 2015.
Orientador(es): Nagashima, Ohara Barbosa
Autor(es): Rodrigues, Luiz Felipe de Almeida
Palavras-chave: J12 - OPERAÇÕES ESPECIAIS (DGPM-305)
T9 - ESTUDOS DE OPERAÇÕES MILITARES (DGPM-305)
Guerrilhas Guerra e operações
Insurgência Afeganistão
Contrainsurgência Estados Unidos - Operações especiais de comando Periódicos
Data do documento: 2017
Editor: Escola de Guerra Naval
Descrição: Com os ataques de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos da América sofreram um duro golpe,perdendo pessoas e bens materiais, mas principalmente sofrendo um impacto intangível, de grandes efeitos psicológicos, ao serem atacados em seu próprio território e em locais de muita representatividade para todo o mundo ocidental. O desafio era dar uma pronta resposta a um inimigo de características fluidas e irregulares, principalmente por contarem com Forças Armadas que,por muito tempo, se prepararam para conflitos nos quais empregassem seus numerosos efetivos e seu poderio hegemônico convencional. Somou-se a isso grandes dificuldades logísticas para a condução de uma guerra no Afeganistão, corroborando a solução por um novo modo de guerra norte-americano centrado em Forças de Operações Especiais, bombardeios aéreos de alta precisão e a conquista do apoio da população local.Dessa forma, o novo modo de guerra foi a solução para a pronta resposta aos ataques sofridos. A realidade encontrada foi tratada como uma contrainsurgência transnacional e se enquadrou muito bem nas definições de guerra de 4ªgeração. Por isso,este trabalho propõe a comparação dessa guerra centrada em FOpEsp com a consagrada teoria de David Galula, buscando responder se a realidade foi aderente à sua teoria no que concerne à contrainsurgência na guerra revolucionária “quente”ou com o uso da força. Ao buscar essa resposta,o presente estudo pretende explorar as diversas nuances da guerra irregular, em especial as relacionadas à contra insurgência, permitindo que todo o aprendizado sirva como alavanca para o estudo da guerra irregular na Marinha do Brasil.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000018/00001898.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843471
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Fuzileiros Navais: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
00001898.pdf968,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.