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Título: Consciência situacional marítima (Maritime Domain Awareness):as perspectivas de aplicação pelo Poder Naval Brasileiro Implementação de novas tecnologias visando ao incremento da Consciência Situacional/Luiz Claudio Monteiro da Fonseca ; Orientador Alceu
Orientador(es): Jungsted, Alceu Oliveira Castro Orienhtador
Autor(es): Fonseca, Luiz Claudio Monteiro da
Palavras-chave: 332.65 22
E3 - SEGURANÇA DO TRÁFEGO AQUAVIÁRIO (DGPM-305)
Operações de busca e salvamento
Data do documento: 2016
Descrição: Apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas
Inclui bibliografias
É apresentada a sugestão de incremento da Consciência Situacional Marítima (CSM) da Marinha do Brasil (MB) em suas operações de busca e salvamento (SAR), baseada na implantação de um sistema computacional de apoio à decisão a operações SAR dentro da estrutura da MB, em que o Serviço Meteorológico Marinho será o responsável pela integração do modelo oceanográfico HYCOM a um modelo de deriva de objetos no mar, bem como pela incorporação dos dados de corrente na superfície das boias de marcação de deriva (SLDMB) a ambos os modelos oceanográfico e de deriva. Os Centro de Coordenação SAR, com base nos dados da deriva calculados anteriormente, irão elaborar os respectivos planos de buscas. São apresentados vários sistemas de apoio à decisão SAR utilizados por países relevantes no cenário mundial e no contexto da América do Sul, tais como Estados Unidos da América, Canadá, Austrália, Noruega e Argentina. O Search & Rescue Model and Response System (SARMAP) foi o sistema apontado como ideal a ser incorporado à MB, baseado na necessidade premente de adequar o planejamento SAR da força aos padrões internacionais. Se a CSM é a efetiva compreensão de tudo que está associado ao meio marinho que pode causar impacto na defesa, na segurança, na economia e no meio ambiente do entorno estratégico, e a Marinha do Brasil tem definida constitucionalmente como uma de suas principais atribuições subsidiárias a de prover a segurança da navegação, sendo a responsável no âmbito nacional pela implantação, organização e operação de um Serviço de Busca e Salvamento Marítimo com o objetivo de salvaguardar a vida humana no mar, demonstra-se que a implantação de um Sistema de Apoio à Decisão, para as Operações SAR da MB, está não somente totalmente aderente às obrigações constitucionais da Marinha, mas também às convenções internacionais que presam pela vida humana no mar.
Abstract: It's presented suggestions to increase the Maritime Domain Awareness of Brazilian Navy's Search and Rescue (SAR) operations, based on the implementation of a Search and Rescue Decision Support Computer System within the Navy structure. Where the Marine Meteorological Service will be responsible for integrating the oceanographic model HYCOM with the trajectory model as well as the incorporation of Self-Locating Datum Buoy surface current data in both oceanographic and drift models. The Rescue Coordination Centre, will draw up the search plans based on the drift data calculated before. Also, similar decision support systems are presented, currently in use in relevant worldwide countries such as United States, Canada, Australia and Norway, even in South America like Argentina. The Search & Rescue Model and Response System (SARMAP) was chosen as the best choice to be incorporated in the Navy, based on the imperative requirement for the Navy to adequate its SAR planning to international standards. If Maritime Domain Awareness is the effective understanding of any activity associated with the maritime environment that could impact upon the security, safety, economy or environment, and if the Brazilian Navy has constitutionally defined as one of its main tasks to provide the safety of navigation, being responsible at national level for the establishment, operation and maintenance of such maritime safety facilities in order to safeguard human life at sea, it is shown that the implementation of such decision support system for the Navy's search and rescue operations, is not only consistent with its constitutional obligations, but also with the international conventions concerned to preserve the safety of life at sea.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000019/000019a6.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843479
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