Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843514
Título: A influência do colapso da ex-URSS nas forças armadas revolucionárias da Colômbia:uma análise a luz da Teoria de David Galula./Leando de Lima Santos; Orientador: Ohara Barbosa Nagashima.
Orientador(es): Nagashima, Ohara Barbosa Orientador
Autor(es): Santos, Leandro de Lima
Palavras-chave: 355
T9 - ESTUDOS DE OPERAÇÕES MILITARES (DGPM-305)
Guerra irregular Colômbia
Tráfico de drogas
Data do documento: 2016
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS
Os movimentos insurgentes durante muitos anos foram esquecidos pelos estudiosos militares. Porém , os crescentes movimentos existentes nos últimos 70 anos fizeram com que alguns teóricos buscassem alguma explicação e entendimento para o fato de tropas regulares , e muito bem equipadas, perderem a guerra contra grupos menores e sem estrutura militar convencio- nal. Um bom exemplo desse caso é o que acontece na Colômbia desde a década de 60. Como um grupo insurgente permanecera durante tanto t empo desafiando um Estado e até mesmo conseguido si gnificativas vitórias militares? E sendo um movimento que defende ideias mar- xistas, é curioso pensar em como eles conseguiram sobreviver e até expandir suas influências após o colapso soviético (1991). Ser ia natural, assim como ocorreu com vários países socialis- tas e até mesmo com outros movimentos insurgentes, que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo ( FARC - EP) deixassem a luta armada. Usando o apoio da teo- ria de David Galula, esta pesquisa buscou analisar o que ocorreu com as FARC - EP quando perdeu o apoio da ex - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) . E percebemos que apesar de terem auxiliado no compartilhamento de ideologia, bem como no treinamento de seus líderes, pou co contribuiu financeiramente, fazendo com que as FARC - EP buscassem através de recursos próprios seu próprio sustento. Por fim, concluímos que o colapso soviético não influenciou as ações das FARC - EP, uma vez que as mesmas já se encontravam com uma identid ade própria, conseguindo se financiar através do tráfico de drogas.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001a/00001a92.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843514
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
00001a92.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.