Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843798
Título: Tranferência de Tecnologias em Acordos Internacionais de Defesa:Uma Utopia?: A Transferência de Tecnologia no Programa de Desenvolvimento de Submarino.
Orientador(es): Oliveira, Eduardo Hartz
Autor(es): Costa, Ralph Dias da Silveira
Palavras-chave: N8 - SUBMARINO (DGPM-305)
Submarinos Desenvolvimento
Propulsão submarina
Data do documento: 2011
Editor: Escola de Guerra Naval
Descrição: A tecnologia sempre foi empregada em equipamentos militares, o que permite auferir uma vantagem tática em cima do inimigo. Por este motivo, este conhecimento é produzido de modo autóctone, normalmente, pela nação mais desenvolvida. No mundo globalizado de hoje, a transferência de tecnologia na área militar pode ser considerada uma mercadoria para ser comercializada. A legislação internacional e nacional, no caso do Brasil, permite e estimula este comércio. Porém, por se tratar de um assunto que envolve sigilo, possui características e peculiaridades diferentes de um objeto qualquer o que de certa forma interfere na negociação. A Parceria Estratégica acordada entre o Brasil e a França, no ano de 2008, estabelece a cooperação na área de defesa e especificamente na área de submarinos. Neste cenário, a Estratégia Nacional de Defesa promulga como principal vetor de negação do uso do mar o submarino de propulsão nuclear. A Marinha do Brasil possui um histórico de sucesso na aquisição de material militar com transferência e aplicação de tecnologia e dessa forma cria o Programa de Desenvolvimento de Submarinos para a construção do submarino de propulsão nuclear no País. Para execução deste objetivo, fez-se valer da transferência de tecnologia entre os dois países, Brasil e França. Para atingir o propósito estabelecido, é necessário que o setor produtivo nacional esteja envolvido no processo, porque será quem efetivamente irá construir o submarino. No Ministério da Defesa surge o conceito de Base Industrial de Defesa que será a catalisadora dos conhecimentos recebidos e efetivamente construirá o submarino nuclear. Este estudo se propõe a ampliar o conhecimento do processo de transferência de tecnologia e os reflexos para a MB, no que tange ao PROSUB, principalmente no projeto e construção de submarinos.
Abstract: Technology has always been used in military equipment which allows obtaining a tactical advantage over the enemy.For this reason, this knowledge is producedin the country, usuallythemost highly developed nation.Intoday's globalized world, technology transferin the military maybe consideredacommodity to betraded.Theinternational and national legislation, in the case of Brazil,this tradeallows and encourages. However, because it isamatter thatinvolvessecrecy,hasdifferentcharacteristics and peculiaritiesofany objectwhichsomehowinterferes with thenegotiation. The Strategic PartnershipAgreement between Braziland France, in 2008, establishing cooperationindefense andspecifically in the areaof submarines.In thisscenario, theNational Defense Strategystatesas the mainvector ofdenial oftheuse of marinenuclear-powered submarine. The Brazillian Navy hasahistory of successin the acquisitionof military equipmenttotransfer and application oftechnologyand createstheSubmarineDevelopment Programtodesignand build thenuclear-powered submarinein Brazil and toimplement thisgoal, it was worthof technology transferbetween thetwocountries, Brazil andFrance. To achieve the purpose,it is necessarythat thenational productive sectoris involvedin the processbecause itwill be whowillbuild thesubmarine.The Ministry ofDefensecreatesthe concept ofthe Defense Industrial Basethat will bethe catalystof the knowledgereceived andeffectivelybuild thenuclear submarine.This study aimedto analyze thetechnology transfer inSubmarineDevelopment Programand application of knowledgeacquired in theDefense IndustrialBasefor the construction ofnuclear submarinein Brazil.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000007/00000724.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843798
Aparece nas coleções:Operações Navais: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
00000724.pdf456,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.