Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844002
Título: A terceirização da função logística militar:estudo de caso e possibilidades de adoção na MB: análise de custo x benefício na escolha da configuração de navios/
Orientador(es): Filho , Daniel Pereira Davi Orientador
Autor(es): Natalizi, Rodrigo Alves.
Palavras-chave: 355.411 22
T13 - LOGÍSTICA MILITAR NAVAL (DGPM-305)
Ciência naval
Logística
Navios
Data do documento: 2013
Editor: EGN,
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior
Inclui bibliografia
A sistemática adotada pela Marinha do Brasil para obtenção de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais prevê a realização de estudo s técnic o s para levantamento das possíveis alternativas da configuração do novo meio, que deverão ser apr esentadas, de forma hierarquizada, para decisão das autoridades competentes . Em projetos de grande porte , a quantidade de alternativas de configuração pode ser muito grande e envolver fatores diversos, tornando su a hierarquização uma tarefa complexa. Neste trabalho , investiga - se os processos adotados no Reino Unido para escolha da configuração d e novos navios , desenvolvidos com base na análise de custos e benefícios . Adotou - se, para tal, o método de estudo de caso a partir de informações obtidas por ocasião da realização de intercâmbio naquele país. Discute - se o s conceito s de “custos” , e sua forma de obtenção junto aos fornecedores dos principais equipamentos e sistemas do navio, e de “ benefício s” associados a um navio , juntamente com o s procedimentos que pe rmitem a sua mensuração, a partir das prioridades definidas pelos utilizadores finais. A relevância deste estudo é justificada pelos grandes programas de obtenção de meios de superfície que se encontram em fase de aprovação , que visam a construção, no país , de navios de grande porte , e para os quais diversos estaleiros internacionais apresentaram propostas. O estudo do processo britânico permite demonstrar a viabilidade de sua aplicação n a Marinha do Brasil , levando em consideraç ão as especificidades d o cen ário brasileiro . Seu emprego proporcionará a realização de análises mais consistentes e, consequentemente, a apresentação de melhores subsídios para que as autoridade competentes possam realizar a escolha da configuração mais adequada dos meios a serem obt idos.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001c/00001c96.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844002
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.