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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Formação treinamento de militares africanos: estudo comparativo entre os modelos francês e da Marinha do Brasil
Autor(es): Salles, Felipe Abreu
Palavras-chave: ciência militar. ensino superior
colégio/universidade militar
Educação militar Brasil África
Data do documento: 2016
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Orientador : José Abreu de Moura
Dissertação (mestrado) - Escola de Guerra Naval, Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), Rio de Janeiro, 2016
Bibliografia: p. 185 -189
Teoria de Joseph Nye--educacação e treinamento militar internacional--as écoles nationais a vocation regionales-ENVR.
Desde 1994 a Marinha do Brasil já formou milhares de militares da Marinha da Namíbia dentro do programa para a criação desta força a partir do zero , o que tornou esta cooperação uma das mais exitosas já realizadas entre o Brasil e a África. É necessário, por isso, determinar se os modelos atualmente utilizad os têm a propensão para seguir sendo adequados no futuro, especialmente se forem firmados novos acordos de cooperação militar semelhantes, naquele continente . No caso da Namíbia, a Marinha do Brasil emprega dois modelos de formação/treinamento: um é realiz ado no Brasil, onde os namibianos frequentam as escolas do Sistema de Ensino Naval, às expensas de seu governo; o outro, para a formação de soldados do recém criado Corpo de Fuzileiros Navais namibiano, é realizado na Namíbia, por fuzileiros brasileiros pa ra lá deslocados e pagos pela Marinha do Brasil. Esta pesquisa comparou os custos e a quantidade de pessoal formado entre os dois modelos e com o modelo francês das Escolas Nacionais de Vocação Regional, utilizado desde 1997 para a formação de militares e policiais africanos, composto por 16 estabelecimentos distribuídos em vários países da África. Concluiu - se que o sistema brasileiro que emprega o sistema de ensino naval é o de melhor custo/ benefício, mas o sistema francês poderá ser emulado em alguns aspe ctos, se a escala desse tipo de cooperação for ampliada.
Abstract: Since 1994 the Brazilian Navy has trained thousands of Namibian Navy personnel under a joint program to develop all aspects of this very young Navy , making this one the most successful cooperation efforts ever held between Brazil and an African country. For this reason i t becomes important to determine if the training models used so far have what is needed to remain adequate and efficient in the future , especially in the case other similar - scale international training agreements are signed by Brazil in that continent . C urrently two distinct models for educ a tion/ training are being used by Brazil for the educati on of Namibian sa ilors and officers . One is fully funded by the Namibian Navy and uses the Brazilian Navy ‟s Naval Education System (SEN) schools and training centers located in Brazil , while in the other, alternatively , Brazilian Military instructors paid by the Brazilian Navy give basic training to the Namibian Navy Marine Corps soldiers in Namibia itself . By compari ng the average costs per student per year measured for each particular model this research work attempts t o discern in the end which one of them prove s to be the mo st efficient . This research compared the costs and number of graduates in b oth Brazilian models compar ing them to the French - created Regionally - Oriented National Schools (ENVR in the original acrony m ). In use since 1997 in West ern and Central Africa , the 16 ENVRs are the nodes in a network of military schools that besides training local military and police stude n ts al s o receive s trainees from neighboring countries creating a n innovative regional cooperative system . The research concluded that the training held in Brazil is the most cost effective option but the ENVR model might eventually be emulated if the scale future Brazilian - African military cooperation grows.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br:8080/pergamumweb/vinculos/000015/00001562.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26387
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Dissertações

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