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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributorSantos, Maria de Fátima Bandeiras-
dc.contributorQuintal, Renato Santiago-
dc.contributorQueiroz, Igor de Assis Sanderson de-
dc.contributorPinheiro, Leonardo Barboza-
dc.contributorSantana, Esdras Carlos de-
dc.contributor.authorSantos, Maria de Fátima Bandeiras-
dc.contributor.authorQuintal, Renato Santiago-
dc.contributor.authorQueiroz, Igor de Assis Sanderson de-
dc.contributor.authorPinheiro, Leonardo Barboza-
dc.contributor.authorSantana, Esdras Carlos de-
dc.date.accessioned2018-02-14T18:29:16Z-
dc.date.available2018-02-14T18:29:16Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26660-
dc.descriptionCIANB: A escassez de recursos financeiros que se agravou na década de 80 motivou o setor público a procurar formas alternativas para atender à demanda crescente por serviços de qualidade, a custos menores do que a Administração Pública incorreria caso disponibilizasse tais serviços. A partir de uma breve pesquisa bibliográfica e documental, o presente artigo pretende evidenciar os projetos da Marinha do Brasil (MB) que estão em estudo e podem ser desenvolvidos por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP). Desde a década de 1990, observamos no Brasil diversos esforços governamentais no sentido de melhorar a condução do serviço público com relação à qualidade e à produtividade, tais como o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP), em 1990; o Programa Qualidade e Participação na Administração Pública – QPAP, em 1995; e o Programa da Qualidade no Serviço Público – PQSP, em 1999 (COSTA, 2012). O próprio conceito de eficiência na Administração Pública passou a constar expressamente na Constituição da República com o advento da Emenda Constitucional 19/98, conhecida como Reforma Administrativa. Neste contexto, em 1994, foi criado no âmbito da Marinha do Brasil a Sistemática de Organizações Militares Prestadoras de Serviços – OMPS. A implementação desta nova sistemática representou uma mudança de cultura de gestão, com a principal função de controlar e a mensurar os custos das OMPS, utilizando-se de informações gerenciais, de forma a produzirem bens e serviços de alta qualidade, ao menor custo possível.en_US
dc.language.isopor-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherAcanto em Revistapt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectAdministração em geralpt_BR
dc.subjectAdministração geralpt_BR
dc.subjectContabilidade financeirapt_BR
dc.titleAtividades da Diretoria de Finanças da Marinha: ações em andamento, desafios e perspectivas sob a ótica do departamento de contabilidadept_BR
dc.typejournalArticlept_BR
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