Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26696
Título: Cirurgia bariátrica de Fobi-Capella no Hospital Naval Marcílio Dias: uma análise do perfil metabólico e nutricional no período pré-operatório e a perda ponderal pós-operatória
Orientador(es): Costa, Mariana Fernandes
Lopes, Luciana de Almeida
Furtado, Rosangela Pelluso de Campos
Waked, Amim Milad
Cares, Margot
Palavras-chave: Medicina naval - periódicos
Obesidade mórbida
Cirurgia bariátrica
Antropometria Avaliação
Peso-Estatura
Data do documento: 2011
Editor: Arquivos Brasileiros de Medicina Naval
Descrição: Analisar o perfil metabólico e nutricional no pré-operatório e a perda ponderal pós-operatória de obesos submetidos à cirurgia bariátrica por videolaparoscopia com a técnica de Fobi-Capella, no Hospital Naval Marcílio Dias, da Marinha do Brasil. Avaliou-se o estado metabólico e nutricional pré-operatório pelo Índice de Massa Corporal (IMC) e análises bioquímicas. No pós-operatório, a avaliação consistiu de IMC e percentual de perda ponderal. Utilizaram-se os programas Excel® e BioStat® para tratamento estatístico. Amostra de 20 pacientes, 90% mulheres, 55% entre 20 e 39 anos e 75% casados. O IMC pré-operatório foi de 46,33 ± 4,23 kg/m2, 100% seguiram dieta hipocalórica e 85% usaram anorexígenos previamente. As comorbidades associadas mais prevalentes foram hipertensão arterial (75%) e diabetes mellitus (65%). No pré-operatório, apenas glicemia alterada. Perda progressiva de 36,91 ± 7,44% do peso inicial nos 24 meses de pós-cirúrgico. A cirurgia bariátrica tem sido reconhecida como uma intervenção mais eficaz, a longo prazo, no tratamento da obesidade.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000002/00000261.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26696
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
00000261.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.