Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26697
Título: Comparação de diagnósticos histopatológicos por cortes de congelação e parafina em pacientes portadores de neoplasia do sistema nervoso central
Orientador(es): Silva, Aldo José Ferreira da
Arêas, Ana Lúcia Botelho Guimarães
Autor(es): Bastos Junior, Cesar de Souza
Palavras-chave: Medicina naval - periódicos
Técnicas estereotáxicas
Secções congeladas
Data do documento: 2011
Editor: Arquivos Brasileiros de Medicina Naval
Descrição: A avaliação de pacientes portadores de neoplasia do Sistema Nervoso Central muitas vezes requer a realização de biópsia e estudo histopatológico para confirmação diagnóstica. Este artigo volta-se para a realização de exame por cortes de congelação para diagnóstico pré-operatório em pacientes da Clínica de Neurocirurgia, portadores de lesões do Sistema Nervoso Central e a proporção de diagnósticos compatíveis com o resultado dado pelo estudo em cortes de parafina. OBJETIVO: este artigo realiza uma avaliação comparativa dos resultados dos exames por cortes de congelação com o resultado final, dado pelo exame dos cortes em parafina. METODOLOGIA: foram revisadas as requisições de exame de todos os pacientes submetidos a biópsia estereotáxica cerebral, que constavam nos arquivos do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Naval Marcílio Dias, no período de maio de 2000 a maio de 2005, nos dando uma amostra de 108 biópsias realizadas. RESULTADOS: de um total de 108 casos incluídos no trabalho, em 81 foi possível definir a lesão como benigna ou maligna, 18 não receberam diagnóstico conclusivo, sendo necessário aguardar os cortes histológicos pela parafina, e nove receberam um diagnóstico outro que não benigno ou maligno. A partir daí pode-se comparar os resultados com a parafina. Ao final do estudo, observou-se que 94,0% dos exames de congelação foram concordantes, com 5,0% de falso-positivos e 1,0% de falso-negativos, valores condizentes com a literatura correlata. CONCLUSÕES: foi observado que a concordância entre os resultados de congelação e parafina no SAP-HNMD são semelhantes à encontrada na literatura mundial; entretanto ainda é expressiva a quantidade de diagnósticos inconclusivos nos exame por cortes de congelação, quando comparado a outros estudos.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000002/00000263.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26697
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
00000263.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.