Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26702
Título: Análise retrospectiva de casos de acidente com material biológico no Hospital Naval Marcílio Dias ocorridos no período de janeiro de 2003 a junho 2008
Orientador(es): Carvalho Júnior, Romero José de
Andrade, Hugo Boechat
Camello, Ana Beatriz Teixeira Brandão
Lins, Rodrigo Schrage
Lorenzi, André Germano De
Palavras-chave: Medicina naval - periódicos
Acidentes de trabalho Análise
Material biológico
Data do documento: 2010
Editor: Arquivos Brasileiros de Medicina Naval
Descrição: Este estudo retrospectivo teve como objetivo quantificar e analisar o perfil de acidentes ocupacionais com material biológico registrados no Hospital Naval Marcílio Dias, Rio de Janeiro. A amostra consistiu em 271 casos de acidente, registrados no período de janeiro de 2003 a junho de 2008. Para coleta dos dados foram utilizados os formulários próprios para notificação de acidente com material biológico, conforme modelo da Secretaria Municipal de Saúde. Os resultados demonstraram que os profissionais de enfermagem representaram o maior quantitativo dos casos notificados e que a maioria dos acidentes ocorreu após o procedimento, sendo 33% durante o recapeamento de agulhas. Entre os casos, 10% tinham história de acidente prévio nos últimos seis meses. Também observamos que, apesar de 78,96% dos acidentes terem ocorrido com pacientes fonte identificados, apenas 41,12% destes realizaram o teste rápido anti-HIV, com 2,27% de resultados positivos. A cobertura vacinal para hepatite viral do tipo B mostrou-se elevada, com 85,6% dos profissionais já tendo recebido alguma dose da vacina. Não foi registrado nenhum caso de soroconversão entre os 271 casos estudados.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000002/00000269.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26702
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
00000269.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.