Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26707
Título: Cuidados paliativos e luto em home care: um estudo comparativo em pacientes com dor de difícil manejo e do paciente em controle de dor em estado avançado da doença
Orientador(es): Buys, Rogério Christiano
Autor(es): Simões, Kelly Faria
Palavras-chave: Medicina naval - periódicos
Cuidados paliativos
Qualidade de vida
Morte
Data do documento: 2015
Editor: Arquivos Brasileiros de Medicina Naval
Descrição: Os objetivos da pesquisa foram identificar as vivências de pacientes com dor de difícil manejo e de pacientes em controle de dor em estado avançado da doença em home care; e caracterizar o desenvolvimento do luto em ambos grupos de pacientes. A metodologia foi retrospectiva, comparativa, qualitativa e descritiva, com a utilização da Análise de Conteúdo dos relatos dos pacientes em estado avançado com controle de dor e dor de difícil controle em home care colhidos em atendimentos psicológicos. A dor em pacientes em estado avançado trouxe alterações nos aspectos físicos, emocionais, sociais e espirituais, alterando a vivência e a elaboração do luto de si mesmo em de um luto traumático. Atentar para os efeitos da dor em pacientes em estado avançado parece ser um ponto de relevância para atingir práticas interdisciplinares em Cuidados Paliativos, garantindo qualidade de vida e dignidade ao morrer.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000b/00000b09.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26707
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
00000b09.pdf130,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.