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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28869
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor | Jungstedt, Alceu Oliveira CastroOrientador | - |
dc.contributor.advisor | Jungstedt, Alceu Oliveira Castro | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Fábio Luiz Benincasa Corrêa dos | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-14T18:57:42Z | - |
dc.date.available | 2018-02-14T18:57:42Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000010/0000103b.pdf | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28869 | - |
dc.description | Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores. | en_US |
dc.description | Inclui bibliografias | en_US |
dc.description | Esta monografia examina a validade do sistema de comboios para proteção do tráfego marítimo no período pós-Guerra Fria. Durante séculos, o procedimento usual, unanimemente admitido para proteção do tráfego marítimo, foi a formação de comboios. Eles são empregados até o século XIX, quando o desenvolvimento do navio a vapor provoca significativas mudanças na atividade marítima, e o sistema de comboios é negligenciado. Nas duas grandes guerras do século XX, a objeção ao sistema de comboios provocou elevadas perdas de homens e navios até que fossem implementados, conduzindo os aliados à vitória. Não somente os comboios confirmaram o seu valor para a proteção do tráfego marítimo como se revelaram o mais eficiente método de combate à ameaça dos submarinos. Entretanto, o desenvolvimento dos submarinos nucleares e mísseis intercontinentais durante a Guerra Fria despertou um novo debate sobre a validade dos comboios. Os EUA e a OTAN passaram a adotar uma postura mais ofensiva contra a ameaça soviética, abandonando o sistema de comboios. Após a Guerra Fria, novas ameaças ao tráfego marítimo como a pirataria e o terrorismo ficaram evidentes. Significativas mudanças da doutrina de proteção do tráfego marítimo pelos EUA e OTAN revelaram a rejeição aos comboios e a desatenção para as ameaças convencionais. Em contrapartida, comboios regulares são instituídos no Golfo de Aden pela OTAN para proteção contra a pirataria. “Marinhas privadas” ressurgem após duzentos anos do fim das antigas Companhias das Índias Orientais para oferecer escolta aos comboios contra as novas ameaças. Finalmente, as teorias da estratégia naval e a análise histórica do emprego dos comboios são confrontados para responder a pergunta: o sistema de comboios permanece válido no período pós-Guerra Fria? A pesquisa bibliográfica sobre essa questão leva à conclusão de que o sistema de comboios não só permanece válido como melhor método de proteção do tráfego marítimo, como também é necessário se realizar operações e exercícios com comboios em tempo de paz, para que se desenvolva uma sólida confiável doutrina que possa ser empregada em caso de uma grave crise ou conflitos de alta intensidade. | en_US |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | transporte aéreo, espacial e marítimo | pt_BR |
dc.subject | transporte de agua, ar e espaço | pt_BR |
dc.subject | Comboio | pt_BR |
dc.subject | Conflitos | pt_BR |
dc.subject | Doutrina | pt_BR |
dc.subject | Estratégia | pt_BR |
dc.subject | Guerra Fria | pt_BR |
dc.subject | Pirataria | pt_BR |
dc.subject | Submarinos | pt_BR |
dc.subject | Terrorismo | pt_BR |
dc.subject | Tráfego marítimo | pt_BR |
dc.title | Proteção do trafego marítimo: o sistema de comboios permanece válido no pós-Guerra Fria? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Assuntos Marítimos: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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0000103b.pdf | 213,64 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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