logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29318
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLemos, Mateus Mertz-
dc.date.accessioned2018-02-14T18:58:15Z-
dc.date.available2018-02-14T18:58:15Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29318-
dc.descriptionCIAGA. Após os acidentes catastróficos do “Herald of Free Interprise” em 06 de março de 1987 e do “Scandinavian Star” em 07 de abril de 1990, houve uma revolta muito grande acerca da falta de segurança da navegação. Desta forma, medidas tiveram que ser tomadas a fim de conter a indignação do público geral e o receio que os trabalhadores a bordo tinham pelas precárias condições de realizar suas atividades. Para acabar com isso, foi criado o Código ISM. Dentre os objetivos deste trabalho estão; observar a Convenção a que o Código foi inserido para ganhar força e aceitação internacional; identificar os dois certificados que devem ser obtidos para as Companhias estarem em conformidade com o Código e como devem proceder para serem certificadas; destacar a importância dos procedimentos, como forma de melhorar a vida a bordo, tanto em questão de comodidade quanto de segurança para a tripulação; e mostrar que o fator humano ainda é a causa direta dos acidentes no meio marítimo, e que independente da implantação e implementação que devem ser feitas, para ter uma melhora contínua no Código, as embarcações e suas respectivas tripulações estarão sujeitas as intempéries do destino e deixadas ao acaso, caso não invistam em seus profissionais, ensinando-os e os mostrando o que deve ser feito e, na mesma medida, cobrando deles o profissionalismo de realizar as suas atividades da melhor forma possível, seguindo todas Regras, Convenções, Códigos e Regulamentações referidas ao trabalho a bordo.en_US
dc.description.abstractAfter the catastrophic accidents of the "Herald of Free Interprise" on March 6, 1987 and the "Scandinavian Star" on April 7, 1990, there was a very large uprising about the lack of safety of navigation . Therefore, measures had to be taken to contain indignation of the general public and the fear that workers were to do their activities on board. So as to minimize these fear, the ISM Code was created. Among the aims of this paper are; observe the convention that the code was inserted to gain strength and international acceptance; identify two certificates which must be obtained for the Companies to be in compliance with the Code and how they should proceed to be certified; highlight the importance of procedures as a way to improve life on board, both in matter of convenience as security for the crew, and indicate that the human factor is still the direct cause of accidents in the maritime environment; show that independent deployment and implementation should always be made to have a continuous improvement in the Code. The boats and their crews will be subject to weather life and left to chance. There must be investment in their professionals, teaching them and showing what should be done and to the same extent, covering their professionalism to perform their activities in the best way possible, following all rules, conventions, codes and regulations referred to work on board.-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectcontrole de avarias (navios de guerra)pt_BR
dc.subjectSegurança da Navegaçãopt_BR
dc.subjecttecnologia da segurança no marpt_BR
dc.subjectNavegação Medidas de segurançapt_BR
dc.titleA aplicação do código ISM (International safety management code) na Marinha Mercantept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000409.pdf11,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.