Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29722
Título: A relevância geopolítica do Sistema Aquífero Guarani:as implicações para o Brasil da gestão compartilhada no contexto de crescente escassez mundial de água doce
Orientador(es): Sant'Anna, Carlos Alexandre Rezende de Orientador
Autor(es): Rangel, Evandro José Souza
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
Recursos hídricos
T10 - GEOPOLÍTICA (DGPM-305)
Data do documento: 2011
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
O Sistema Aquífero Guarani é uma das importantes reservas de água doce do Brasil, sendo responsável pelo abastecimento direto de cidades populosas e pelo sustento de atividades agroindustriais . Este manancial tem a peculiar característica d e ser um recurso compartilhado pelo Brasil e outros Estados sul - americanos, todos eles membros do Mercado Comum do Sul ( Mercosul ) , quais sejam : a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. Esta peculiaridade torna o A quífero particularmente importante na avaliação de conjecturas relativas à Geopolítica d a América do Sul. Para alguns estudiosos, o século XXI será marcado por conflitos envolvendo recursos hídricos , pois haveria uma crescente escassez de água doce no mundo . Estados detentores de grandes reservas hídri cas, como o Brasil, poderão se ver envolvidos em questões envolvendo a cobiça internacional pela água . Em relação ao uso do Sistema Aquífero Guarani, a balança poderá pender para o conflito ou para a cooperação entre os Estados que o compartilham , conforme estes administrem suas políticas sobre a reserva. Além disso, a região não estaria livre do interesse de potências estrangeiras por este importante manancial. Nesse sentido, a ções interestatais vêm sendo tomadas para a garantia do uso sustentável e har mon ioso da água do Aquífero . S eja qual for a tendência a se manifestar futuramente , o conflito ou a cooperação, será nítida a influência para o processo de integração dos Estados situados sobre a reserva , e para a segurança do subcontinente . Isto trará óbvias con sequências para o Brasil, que deseja afirmar sua soberania sobre a parte que lhe cabe do Aquífero , bem como garantir os seus interesses na exploração do mesmo.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000c/00000c49.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29722
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000c49.pdf750,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.