Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29734
Título: A importância da interoperabilidade para as forças armadas
Orientador(es): Pompeu, Luís Fernando Nogueira Orientador
Autor(es): Souza, Antonio Braz de
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
355
T9 - ESTUDOS DE OPERAÇÕES MILITARES (DGPM-305)
Estratégia de ripcmb/25924
Operações conjuntas
Jogos de guerra
Data do documento: 2010
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
A importância da interoperabilidade entre as Forças Armadas brasileiras nos leva a buscar alternativas para desenvolv ê - la e os Jogos de Guerra s e apresentam como uma ferramenta aplicável. A Estratégia Nacional de Defesa, aprovada em 2008, surge pa ra as Forças Armadas como um desafio a ser cumprido em longo prazo. E stabelece como uma de suas diretrizes, que as Forças Armadas desenvolvam a capacidade de operar conjuntamente, somando esforços, reduzindo suas redundâncias e otimizando recurs os de defesa. Com isso, nos deparamos com a i nteroperabilidade, capacidade neces sária para as For ç as Armadas que constitui um fator de força para o Comando Conjunto . Em face da impo rtância desta capacidade é apresentado um estudo de caso sobre a aprovação do Ato Goldwater - Nichols, em 1986, nos Estados Unidos da América, onde por força daquela Lei, foi desenvolvida a interoperabilidade nas Forças Armadas daquele Estado. O estudo de caso a presenta as dificuldades históricas, as medidas implementadas , bem como os resultados colhidos. O exemplo histórico de mo n stra que interoperabilidade nã o é uma escolha para as Forças Armadas e deve ser aprimorada p ara que o Estado faça frente a os conflitos modernos. Assim , é apresentada a prática d os Jogos de Guerr a como uma ferramenta que proporciona aos seus participantes ter em novas ideias e conceitos, provenientes de uma visão da realidade sob diferentes ângulos. D as ideias sur gem novas concepções que permite m unir capacidades e serviços de maneira sinérgica, aperfeiçoando doutrinas e va lidando planejamentos conjuntos, contribuindo para o desenvolvimen to da i nteroperabilidade.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000c/00000c81.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29734
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000c81.pdf227,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.