Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29758
Título: Operações de interdição marítima:resposta aos novos desafios das forças navais na era da globalização
Orientador(es): Kopezynski, Renato Luis Garcez Orientador
Autor(es): Peçanha, Otacilio Bandeira
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
355
T9 - ESTUDOS DE OPERAÇÕES MILITARES (DGPM-305)
Globalização
Poder naval Brasil
Manobra de crises
Data do documento: 2010
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
A operação de bloqueio nava l por contingências políticas e ao acompanhar o desenvolvimento do direito i nternacional público evita , em tempos de globalização , ser um ato unilateral de um cerco marítimo e imposição de vontades. Apesar de não estar totalmente descartada, como opção nos conflitos armados, nota - se que su a evolução culminou nas atuais O perações de I nterdição M arítimas, sacadas da lista das chamadas operações de não combate, auxiliares nas manobras de crise, sendo empregadas na fronteira que delimita a paz e a guerra e ferramentas adequadas ao combate às chamadas novas ameaças. Inicialmente, apresen ta uma análise histórica das operações de bloqueio naval e sua evolução para o quadro atual, esclarecendo diferenças e peculiaridades, propondo ao final, uma definição para as Operações de Interdição Marítimas, inexistente na doutrina nacional. Em seguida, analisa as novas ameaças, apontando o chamado processo de securitização como sua causa geradora, definição importante para a análise das atuais ameaças marítimas ao sistema internacional. Adiante, a interdição marítima será evidenciada como operação de nã o combate, instrumento mais adaptado às contingências do mundo moderno. Analisa, sob o enfoque da interdição marítima, as perspectivas para as forças navais e o futuro das operações e coalizões multinacionais. Além disso, analisa as implicações para a Mari nha do Brasil, considerando - se as efetivas ameaças que podem afrontar nosso Poder Naval, à luz da sua missão, da Estratégia Nacional de Defesa e da Legislação Federal. Por fim, apresenta uma conclusão com as principais reflexões sobre as Operações de Inter dição Marítima, sob o enfoque do interesse nacional.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000c/00000c8c.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29758
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000c8c.pdf457,57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.