Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29795
Título: Contribuições do Programa Nuclear da Marinha e do Programa de Construção do Submarino de Propulsão Nuclear para a indústria de defesa na conjuntura econômica e política atual:desafios e perspectivas para a Marinha do Brasil
Orientador(es): Almeida, Nival Nunes de.Orientador
Autor(es): Motta, Marco Antonio de Oliveira
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
T7 - ECONOMIA E INDÚSTRIA DE DEFESA (DGPM-305)
Propulsão nuclear
Submarino nuclear
Crise econômica
Data do documento: 2009
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
O presente trabalho tem por propósito analisar o Programa Nuclear da Marinha e o Programa de Con strução do Submarino de Propulsão Nuclear, a fim de apontar suas principais contribuições para a indústria de defesa. A Marinha do Brasil, desde o final da década de 1970, vem desenvolvendo o seu Programa Nuclear, cujo propósito é dominar a tecnologia nece ssária para projetar e construir um submarino com propulsão nuclear. Ao longo dessas três décadas de intenso e dedicado trabalho, a despeito da falta histórica falta de recursos, foram obtidos expressivos resultados, onde o domínio do ciclo do combustível representou a primeira grande vitória, motivo de orgulho não só para a Instituição, mas para o país. Durante esse período, a Força, por meio do seu Centro Tecnológico em São Paulo, mobilizou e estimulou setores de Ciência e Tecnologia e de produção, além d e ter estabelecido inúmeras parcerias com universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento, indústrias e empresas projetistas de engenharia, entre outros, desenvolvendo equipamentos e componentes de uso dual. Com o anúncio do Presidente da República em 2007, sobre a manutenção do fluxo de recursos, a consolidação do Programa Nuclear está garantida e, uma vez obtendo êxito na conclusão dos projetos que compõem o mesmo, faltará apenas uma decisão afirmativa do Governo, para se projetar e construir um subm arino nuclear. A publicação da Estratégia Nacional de Defesa e o acordo firmado com a França completaram a criação da conjuntura favorável e proporcionaram as boas perspectivas de que a Marinha do Brasil precisava para enfrentar os desafios que se impusere m ao desenvolvimento do Programa de Construção do Submarino de Propulsão Nuclear com tecnologia própria que, se levado a termo, proporcionará à indústria de defesa valiosa contribuição para o seu avanço tecnológico e econômico e, para o país, um importante instrumento estratégico - militar.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000c/00000ce0.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29795
Aparece nas coleções:Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000ce0.pdf354,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.