Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29807
Título: O emprego de submarinos em apoio às atividades de operações especiais:o submarino como vetor de elementos de operações especiais.Amilton Oliveira Ferreira; orientador: Orlando Érico Lacê de Oliveira Lima.
Orientador(es): Lima, Orlando Érico Lacê de Oliveira Orientador
Autor(es): Ferreira, Amilton Oliveira
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
355
T9 - ESTUDOS DE OPERAÇÕES MILITARES (DGPM-305)
Operações Especiais
Data do documento: 2009
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
Este estudo pretende demonstrar que as vanta gens operativas do emprego do submarino em apoio as Operações Especiais justificam que submarinistas, mergulhadores de combate, escafandristas e engenheiros navais da Marinha do Brasil realizem um esforço conjunto para a busca pelo desenvolvimento técnico e doutrinário que incremente a capacitação do submarino para o apoio às atividades de Operações Especiais. Atualmente, observa - se uma tendência à valorização das Forças de Operações Especiais. Para a realização de uma operação dessa natureza é necessário o transporte de uma equipe de Operações Especiais, o seu lançamento e o posterior recolhimento. O submarino que recebe a missão de prestar esse tipo de apoio depara - se com os desafios de embarcar e transportar os elementos de Forças de Operações Especiais, transitar por águas vigiadas pelo inimigo, navegar em zonas de pouca profundidade e permeadas por obstáculos nem sempre cartografados, efetuar o lançamento e o recolhimento, sem comprometer sua discrição. Neste trabalho são apresentados conceitos fundament ais para o desencadeamento lógico do estudo, exemplos históricos do emprego de submarino em apoio as Operações Especiais, são examinadas as interações entre as características do submarino e os desafios para a realização do apoio às Operações Especiais. Sã o também analisadas as soluções encontradas por outros atores para a realização dessa tarefa.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000d/00000d3c.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29807
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000d3c.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.