Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29867
Título: A liderança a bordo dos navios da esquadra brasileira
Orientador(es): Matos, Francisco José de Orientador
Autor(es): Gomes, Marcelo da Silva
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
355
G5 - LIDERANÇA (DGPM-305)
Data do documento: 2009
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
O modelo de preparação e aplicação da liderança a bordo dos navios da Esquadra brasileira apresenta peculiaridades a serem observadas , em face da relevância dest a s unidades para o Poder Naval brasileiro e pela complexidade de equipamentos e tecnologia que congregam . Por possuírem, em quase sua totalidade, uma oficialidade composta por todos os círculos hierárquicos , a análise do atual modelo de prepar o de liderança n estes navios permite abranger todo o p rocesso de aprendizado desta disciplina pel os oficiais embarcados. Para a formação de liderança, a Marinha do Brasil adota cursos regulares de carreira e adestramentos internos nas Organizações Militares , além d e incentiva r o desenvolvimento pessoal e, pri ncipalmente no âmbito da liderança direta, a observação de condutas e posturas dos oficiais mais antigos. A pesquisa bibliográfica das teorias atuais de liderança identificou pontos comuns e controversos entre e os modelos empregados nas organizações em ge ral e os preconizados pela Doutrina de Liderança da Marinha. Da mesma forma, ressaltou a liderança transformacional como paradigma para as organizações e relevante para os navios da Esquadra brasileira . Os elementos essenciais dest e modelo de liderança pod em ser desenvolvi dos por ações indicadas no decorrer do trabalho, com base n as estratégias defendidas por esta teori a e na introdução de elementos da inteligência emocional n a formação d o oficial . A liderança transformacional também apresenta respostas aos questionamentos d a sociedade do século XXI , que valoriza preceitos distintos à Ética Militar Naval e impõ e barreiras ao desenvolvimento da liderança pel os oficiais embarcados . Assim, a adequação do preparo e do emprego da liderança p or estes oficia is cont ri bui para um maior comprometimento dos tripulantes dos navios da Esquadra brasileira com vistas a elevar os padrões de eficiência e eficácia operacional destes meios.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000d/00000dfa.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29867
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000dfa.pdf253,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.