Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29896
Título: A importância do Arquipélago de São Pedro e São Paulo diante da geopolítica nacional
Orientador(es): Petrocchi, Renato 13223 Orientador
Autor(es): Silva, Renato Pericin Rodrigues da
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
355
T10 - GEOPOLÍTICA (DGPM-305)
Direito do mar
Data do documento: 2008
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
O Brasil, apesar do imenso espaço marítimo sob sua jurisdição, possui uma visão limitada sobre a imp ortância e as potencialidades do mar, o que caracteriza uma mentalidade marítima 1 pouco desenvolvida. Motivada pela sua natural afinidade com o ambiente marinho e sua histórica proteção dos interesses da sociedade brasilei ra no mar, a Marinha do Brasil (MB ) tem divulgado o conceito de “Amazônia Azul” como alerta aos brasileiros, profissionais do mar ou não, acerca da dimensão, da importância estratégica, econômica, social e ambiental dos espaços marítimos sob jurisdição nacional. Trindade e Martin Vaz, Abro lhos, Atol das Rocas, A rquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) e Fernando de Noronha, antes apenas áreas distantes e de difícil acesso, hoj e as ilhas oceânicas têm status de áreas especiais e são estratégicas par a o Brasil, no que tange ao aumento d as fronteiras marítimas brasileiras . O ASPSP, em especial, é desconhecido de grande parte da sociedade brasileira no que concerne a sua importância na dimensão da Amazônia Azul . A imensa área de ZEE somada e a s riquezas do mar envolvidas na questão interferem na Geopolítica Nacional e revelam a ligação e importância do ASPSP para consecução dos objetivos nacionais. Esse problema dificulta a efetiva implementação de políticas para as atividades que permitam um melhor aproveitamento e proteção das riquezas e pot encialidades contidas no seio da massa líquida sobre o leito do mar e no subsolo marinho. O trabalho pretende mostrar a importância do ASPSP e, d esta forma, contribuir para que no futuro possamos dispor de políticas capazes de respaldar nossos direitos no mar para a exploração, de forma racional e sustentada, das riquezas da nossa Amazônia Azul, bem como alocar os meios necessários para uma adequada vigilância e proteção dos interesses do Brasil no mar. Para tanto, serão abordadas sucintamente as relações entre território e poder, a evolução do direito marítimo e os aspectos do ASPSP.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000f/00000f57.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29896
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000f57.pdf243,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.