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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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dc.contributorFlôr, Claudio Rogerio de Andrade Orientador-
dc.contributor.advisorFlôr, Claudio Rogerio de Andradept_BR
dc.contributor.authorSantos Junior, Luiz Antonio dos-
dc.date.accessioned2018-02-14T18:59:03Z-
dc.date.available2018-02-14T18:59:03Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000011/000011eb.pdf-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29930-
dc.descriptionEGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado - Maior para Oficiais Superioresen_US
dc.descriptionInclui bibliografiasen_US
dc.descriptionA pesquisa aborda o tema da intuição e da racion alidade no processo decisório, a partir de um estudo de caso referente à t ragédia ocorrida em 3 de julho de 1988 , quando um Airbus 300 da empresa Iran Air, com 290 pessoas a bor do, foi confundido com um F - 14 i raniano e abatido pelo USS Vincennes, que opera va no Golfo Pérsico no contexto da guerra entre o Irã e o Iraque. A fonte principal de dados para a realização da pesquisa foi o relatório formal de investigação do caso , elaborado pelo Departamento de Defesa estadunidense. Nesse relatório fica claro o des compasso entre a reconstrução dos fatos a partir dos dados gravados a bordo do navio e a interpretação desses mesmos dados pelos seus tripulantes. Enquanto os dados gravados mostravam que se tratava de uma aeronave comercial , ela era percebida pela tripula ção como um F - 14 iraniano na i minência de um ataque ao navio. Diante disso o questionamento que norteia a pesquisa é o que poderia explicar o fato de o C oman dante do navio e a sua tripu lação julgar que a aeronave se tratava de um F - 14 iraniano, apesar de h aver tantas evidências que indicavam tratar - se de uma aeronave comercial? A partir desse questionamento, o propósito do trabalho é entender como teria funcionado o processo de julgamento e tomada de decisão por parte do comandante do USS Vincennes, bem co mo identificar os fatores que teriam contribuído para aumentar o descompasso entre a realidade e a percepção da realidade, que serviram de base para sua decisão de abater a aeronave comercial iraniana. Para tanto é u tilizada a teoria das decisões, com ênf ase nos aspectos relativos às limitações cognitivas do s indivíduos postos diante de problemas complexos, que provocam erros sistemáticos de percepção da realidade . Após a análise do relatório de investigação, entre outras fontes, à luz do arcabouço teórico proposto, são identifica dos cinco momentos nos quais o processamento mental das informações disponíveis , em virtude das limitações cognitivas dos indivíduos, não teria sido satisfatório para a solução desejável do problema. A pesquisa conclui que os fat or es cognitivos, que interferem no processo de julgamento e tomada de decisão, teriam exercido influência preponderante para a ocorrência da tragédia.en_US
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAssuntos Militares em Geralpt_BR
dc.subjectCiência Militarpt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.titleIlusões cognitivas, consequências reais: o processo decisório na tragédia do voo 655 da Iran Air, abatido pelo USS Vincennespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
Appears in Collections:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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