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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451038
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Mousinho Jr., Roosevelt Alves | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T18:26:48Z | - |
dc.date.available | 2018-07-04T18:26:48Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451038 | - |
dc.description | CIAGA:O transporte marítimo depende essencialmente da ene rgia dos derivados do petróleo e, como consequência, produz emissões de CO2, SOx, NOx e material particulado entre outros. Hoje o tra nsporte aquaviário responde por aproximadamente 4,5% das emissões de carbono, 4 % das emissões de óxidos de enxofre e 7% das emissões de oxido de nit rogênio. Se a expansão desse modal de transporte se mantiver nos próximos anos, como se tem previsto, a sua participação na emissão destes tipo s de poluentes deve aumentar e, certamente, haverá pressões da sociedad e para introdução de medidas que contenham esse aumento. Pode-se afirmar que os poluentes gerados pelo Transporte Marítimo são resultado de d eficiência em projeto de navios e de seus sistemas, de uma má gestão operaci onal, e inclusive da ausência de medidas de regulamentação mais rigorosa s. O estudo se concentra em estudar dois destes pontos. O primeiro se refere ao desenvolvimento do projeto do navio e da instalação propulsora com a preocupação de reduzir o consumo de energia. Isso i mplica em alterações nos projetos e seus sistemas de propulsão, tirando melh or proveito da tecnologia disponível no mercado, bem como análise da viabilid ade de uso de fontes alternativas de energia. O segundo ponto se refere ao processo de gestão operacional, com ênfase na redução da emissão de po luentes. Serão examinados exemplos práticos que sustentem as reduç ões e benefícios, por exemplo, a redução de velocidade do navio. São sele cionadas as melhores opções que contribuem para a redução das emissões d e gases, entre as medidas tecnológicas, operacionais e de dimensionam ento de frota. Algumas destas alternativas podem ser aplicadas aos navios existentes, enquanto que outras só podem ser aplicadas no projeto de navios novos. | en_US |
dc.description | Monografia apresentada no Curso de Oficial Superior de Máquinas | en_US |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Poluição do Ar | pt_BR |
dc.subject | Poluição do Ar | pt_BR |
dc.title | O aumento do impacto ambiental na navegação internacional: um estudo sobre perspectivas futuras na redução da poluição atmosférica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Multidisciplinar: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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