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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Gestão de pessoal e comunicação de pessoal na Marinha: utilização da comunicação social para a obtenção de pessoal
Autor(es): Pereira, Albertino
Autor(es): Sertã, Marcos Borges
Orientador(es): Pereira, Albertino
Palavras-chave: Comunicação de Massa
Meios de comunicação de massa
Comunicação Social
Mídia Forças armadas
Data do documento: 2013
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O propósito deste trabalho de pesquisa é verificar a validade da utilização da comunicação social, particularmente do marketing interno,para auxiliar a obtenção de pessoal para os diversos setores da Marinha. Apesar de a gestão de pessoal da Força ser adequada, lógica e funcionar de acordo com o preconizado na teoria de gestão de pessoas, existem dificuldades sazonais de recrutamento interno para determinadas carreiras e atividades, cujas escolhas são feitas em épocas específicas da vida profissional, determinadas pelos Planos de Carreira. É intuitivo que o marketing externo influencia no ingresso de pessoal ou recrutamento externo, no entanto o que se pretende mostrar é que o endo marketing, além de contribuir para esse tipo de obtenção, também pode ser utilizado para o recrutamento interno para as diferentes carreiras. Nesse sentido, o marketing interno pode ser utilizado para auxiliar a mitigar fugas dessas carreiras e de atividades cuja vida profissional requeira maior sacrifício, envolvam mais perigo e afastamento da família ou que tenham condições de trabalho mais insalubres, como a vida embarcado em navios. Porém, para influenciar as pessoas a alterarem suas escolhas é necessário conhecer as suas características, as teorias motivacionais e satisfação de pessoal. Poder-se-á, então,analisar todas as medidas que a Força tem tomado para tentar solucionar a fuga da vida de bordo e mostrar que o marketing interno pode ter um papel decisivo nesse processo de mudança de opção de carreira. A motivação está muito relacionada com a liderança, sendo um bom líder capaz de fazer com que seus subordinados se engajem perfeitamente em suas tarefas e tenham atitudes alinhadas com os interesses de sua organização. Assim sendo, em uma instituição com as dimensões da Marinha, a comunicação, que tem seus objetivos consoantes com a estratégia da organização e está sempre ligada à alta administração, pode ser utilizada como um “grande líder”, transmitindo, internamente, mensagens de reconhecimento para o pessoal embarcado que demonstrem a prioridade atribuída à atividade operativa. Consequentemente, o pessoal de bordo vai se sentir prestigiado e motivado, aumentando a sua produtividade, e despertando o interesse de outros militares para as atividades de bordo e para as carreiras diretamente relacionadas aos navios.Dessa forma, estar-se-á contribuindo para que a Instituição tenha navios mais eficientes e,consequentemente, desempenhe melhor a sua missão.
Abstract: The purpose of this research is to verify the validity of the use of the media,particularly the internal marketing, to assist in personnel obtaining to the various parts of the Navy. Despite the personnel management of the Force be appropriate, logical and operate according to the theory advocated in people management, existsinternal recruitment seasonal difficulties for somecareers and activities, whose choices are made at specific times of life, determined by Career Plans. It is intuitive that the external marketing influences the entry of personal or external recruitment, however this research want to show that the endomarketingcontribute to this type of personnel obtainingandcan also be used for internal recruitment for different careers. In this sense, internal marketing can be used to help mitigate leakage of these careers and activities whose professional life require more sacrifice, more involving danger and separation from familyorhave unhealthy working conditions, such as life onboard. However, to influence people to change their choices is necessary to know their characteristics, motivational theories and personal satisfaction. Then, itl will be possibleanalyze all the measures that the Force has taken to try to solve the escape of life on board and showthat internal marketing can have a role in this process of changing career’soption. The motivation is closely related to leadership, being a good leader able tomake his subordinates to engage fully in their tasks and have attitudes aligned with the interests of your organization. Thus, in an institution with the dimensions of the Navy, internal communication, that has your goals in keeping with the organization's strategy and is always linked to senior management, can be used as a "great leader",conveingrecognition’smessages for crews to demonstrate the priority given to the operationalactivity. Consequently, the crew will feel motivated and prestigious, increasing their productivity, and attracting the interest of other military to the boardactivitiesand to careers directly related to the ships. Thus, it will be contributing to the Institution has more efficientshipsand therefore better perform their mission.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000b/00000b41.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451174
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Multidisciplinar: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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