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Título: A Relevância das mídias eletrônicas e sociais para a imagem e a divulgação da Marinha ao público externo
Orientador(es): Pereira, Albertino de Jesus
Autor(es): Souza, Marcus Vinicius Lima de
Palavras-chave: Mídia digital (publicações eletronicas, internet, world wide web)
J3 - COMUNICAÇÕES (DGPM-305)
Comunicação de massa
Estratégia militar - Brasil
Mídia (Publicidade)
Data do documento: 2011
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: A comunicação sempre se fez presente nas relações humanas. Desde a antiga Grécia até os dias atuais, a comunicação tem se mantido em constante evolução e, à medida que incorpora as inovações tecnológicas, dinamiza o cotidiano dos indivíduos e provoca grandes transformações no comportamento social do homem. Nas sociedades modernas com processos democráticos consolidados, a opinião pública tem um papel fundamental nas questões decisórias de alto nível do País e, por esse motivo, a mídia –como instrumento de comunicação –adquire um grande poder, quando tem a capacidade de influenciar e moldar a opinião pública. Nos cenários em quenão se identificam ameaças iminentes, de forma clara, a sociedade geralmente demonstra uma despreocupação com os assuntos concernentes à defesa nacional, por vezes chegando a questionar a razão de ser das Forças Armadas. No atual cenário, embora a Marinha do Brasil desfrute de um alto índice de confiança junto à sociedade, ainda se percebe um grande desconhecimento, por parcela considerável da população, acerca das atividades precípuas da Marinha, bem como dos seus principais projetos e programas em andamento. Esse desconhecimento contribui para uma alienaçãoda sociedade, quanto às necessida desde ordem material e financeiras que a Marinha precisa para cumprir a sua missão constitucional. Nesse contexto, a comunicação institucional se reveste de destacada importância para a construção de uma imagem favorável à busca do apoio da sociedade e da opinião pública para a consecução dos objetivos institucionais. Daí, a relevância da Comunicação Social da Marinha na divulgação, mediante um planejamento estratégico, das atividades da Força Naval,utilizando-se de modernos instrumentos midiáticos como, por exemplo, as mídias eletrônicas e sociais.
Abstract: Communication was always presentin human relations. From ancient Greece to the present day, it has kept evolving and, as it incorporates technological innovations, streamlines the daily lives of individuals and causes great changes in social behavior of man. In modern societies with consolidated democratic processes, public opinion plays a key role in high-level decision-making issues in the country and, therefore, the media -as a communication tool -acquire a great power when he has the ability to influence and shape people's perceptions, since they can select the topics that should or not be made available to the public. In scenarios where you do not identify any imminent threat, clearly, society often shows a lack of interest in matters concerning national defense, sometimes even questioned the reason for the Armed Forces. In the present scenario, although the Brazilian Navy enjoy a high level of trust with the society, still sees a great ignorance on the part of the population, about the core activity of the Navy, as well as its major projects and programs in progress. This lack contributes to alienation of society and the needs of material and financial order that the Navy needs to meet their constitutional mission. In this context, the institutional communication is of outstanding importance for building a corporate image in favor of seeking the support of society and public opinion, for the achievement of institutional goals. Hence the relevance of Social Communication of the Navy to employ the media to expand the dissemination of core activities of the Navy, through the use of modern media tools such as, for example,the electronic and social media.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000006/00000636.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451363
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