Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843353
Título: A influência do Eurasianismo no reposicionamento geopolítico da Rússia no Século XXI
Orientador(es): Sant'Anna, Carlos Alexandre Rezende de Orientador
Autor(es): Barros, André Moraes
Palavras-chave: T10 - GEOPOLÍTICA (DGPM-305)
Filosofia Rússia
Data do documento: 2014
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: Orientador : Carlos Alexandre Rezende de Sant’Anna.
Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores.
Inclui bibliografias
Em março de 2014, a região da Crimeia deixou de pertencer à Ucrânia e foi anexada à Federação Russa. Este acontecimento histórico mostrou que, dentre os fenômenos geopolíticos modernos, o estudo da interação da Rússia com os outros Estados do Sistema Internacional continua sendo um dos mais importantes. Com a extinção da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas em 1991, os governantes russos iniciaram uma tentativa de aproximação com a Europa Ocidental, porém, devido a problemas de cunho econômico, político e estratégico, a união não prosperou. Em 2000, assumiu o governo russo o Presidente Vladimir Putin e, concomitantemente, começou a prevalecer uma linha de pensamento geopolítico contrário à aproximação com o Ocidente, denominada de “Eurasianismo” e tendo como principal propugnador o Cientista Político Alexander Dugin. Para este, a Rússia, com suas características geográficas, históricas e culturais próprias, não pertenceria à Europa e nem à Ásia, e sim, a um subcontinente chamado Eurásia. Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, chega-se a conclusão que a Política Externa Russa tem sido influenciada pela teoria geopolítica do eurasianismo de Alexander Dugin. Como, por exemplo, a forte reação contra a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte para o leste, a proteção aos russos étnicos fora de suas fronteiras e a busca pela multipolarização nas relações internacionais. Além disso, buscou-se descrever o que é o eurasianismo, como este passou a ser a linha de pensamento geopolítica mais influente na Rússia contemporânea e suas divergências e similaridades com outras teorias geopolíticas de autores consagrados.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000d/00000d09.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843353
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
00000d09.pdf4,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.