Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843513
Título: A teoria do poder aéreo de Seversky e a guerra irregular
Orientador(es): Nagashima, Ohara Barbosa Orientador
Autor(es): Santos, Rafael Ramos Machado dos
Palavras-chave: 355
T9 - ESTUDOS DE OPERAÇÕES MILITARES (DGPM-305)
Guerra irregular
Vietnã, Guerra do, 1961-1975
Data do documento: 2016
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS
O incremento de conflitos de caráter irregular no último século, vem transformando a forma como as Forças Armadas são usualmente empregadas, ou, pelo menos, como se imaginava, deveriam ser. As Forças Armadas veem-se cada vez mais forçadas a se “reinventar” a fim de equacionar o emprego dos seus meios a esta nova realidade dos movimentos insurgentes, cada vez mais presentes na atualidade. O propósito desta pesquisa é confrontar a teoria do Poder Aéreo de Alexander Seversky (1974), com a realidade histórica da Guerra do Vietnã (1960- 1975) e das ações da OTAN contra o talibã no Afeganistão (2009-2010), bem como o grau de aplicabilidade de algumas variáveis que compõem essa teoria, tendo algumas encontrado respaldo na prática, outras não. A relevância do tema reside no incremento cada vez maior de O perações Conjuntas, não só com os demais elementos do Poder Militar, mas também com os outros elementos do Poder Nacional e objetiva contribuir com algum conhecimento relativo as diferenças de ação em Guerra Regular e Guerra Irregular dado o incremento cada vez maior de ações insurgentes, podendo portanto ser de grande valia para a Marinha do Brasil. O trabalho identificou diferentes possibilidades de aplicação do poder aéreo em conflitos irregulares. O desenho da pesquisa foi realizado com base na confrontação da teoria com a realidade, onde comprovamos a aplicabilidade do poder aéreo também em cenários de guerra irregular, senão exatamente como na liturgia teórica, reinventado, graças a uma de suas principais características, a versatilidade.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001a/00001a91.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843513
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
00001a91.pdf278,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.