Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843550
Título: A importância da projeção anfíbia e seu emprego nas operações de evacuação de não combatentes no século XXI
Orientador(es): Martins, Antônio Carlos Rodrigues Orientador
Autor(es): Muniz, Alessandro Dias dos Santos
Palavras-chave: 355
T9 - ESTUDOS DE OPERAÇÕES MILITARES (DGPM-305)
Operações anfíbias
Data do documento: 2016
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS
As Operações Anfíbias, no decorrer da história, foram se moldando de acordo com as problemáticas enfrentadas em cada período específico, dentro do cenário mundial, provocando assim, sua evolução para o enfrentamento dos novos desafios encontrados. O século XXI está se caracterizando por crises de menor envergadura, trazendo desafios cada vez maiores para os Estados, principalmente os menos estruturados. Problemas como a fome, desastres naturais e criminalidade, acrescentados por uma grande concentração de pessoas em regiões litorâneas, estão produzindo instabilidades locais, que adicionadas com a presença cada vez maior de cidadãos estrangeiros habitando fora de seu país de origem, provocam consequências e necessidades de ações por parte dos países que possuem nacionais no exterior. Nesse contexto, surge a Projeção Anfíbia, que quando utilizada como uma ferramenta para a realização de uma operação de evacuação de não combatentes, propicia a manutenção da integridade física de nossos nacionais brasileiros em qualquer parte do globo terrestre. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar os conceitos das operações anfíbias e sua evolução no decorrer da história, com destaque para a projeção anfíbia, sendo utilizada como ferramenta para uma evacuação de não combatentes, observando também, o caso da evacuação de não combatentes realizada pelos Estados Unidos da América, em 2006, no Líbano, a fim de verificar a importância da projeção anfíbia como nova modalidade de Operação Anfíbia para a Marinha do Brasil, no século XXI. No decorrer desta pesquisa, verificou-se que esta nova modalidade de operação anfíbia é, hoje, a principal ferramenta para a utilização de uma operação de evacuação de não combatentes. Ao utilizar o conjugado anfíbio, ele propicia, junto com as características do Poder Naval, a estrutura necessária para projetar poder além-mar e evacuar nossos cidadãos no exterior. O estudo do caso da evacuação de não combatentes realizada pelos Estados Unidos da América, no Líbano, em 2006, nos levou a concluir a importância deste tema para os Estados, e principalmente para o Brasil, com a grande quantidade de brasileiros que se encontram no estrangeiro.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001b/00001b6f.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843550
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
00001b6f.pdf305,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.