Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844424
Título: Determinação preliminar da concentração de metais pesados em sedimentos da região norte da baía de Sepetiba, RJ, Brasil
Orientador(es): Aguiar, Fernando Armani
Thomazelli, Fernanda Freyesleben
Autor(es): Nascimento, Angélica Santana do
Palavras-chave: V – CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
V14 - OCEANOGRAFIA QUÍMICA, BIOLÓGICA E ACÚSTICA
Data do documento: 2019
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Descrição: Este é um trabalho colaborativo junto ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM - Marinha do Brasil). Neste trabalho foi realizada a determinação preliminar da concentração de 13 metais pesados/metais traço: Alumínio (Al), Arsênio (As), Bário (Ba), Cádmio (Cd), Cobre (Cu), Cromo (Cr), Ferro (Fe), Manganês (Mn), Níquel (Ni), Chumbo (Pb), Selênio (Se), Urânio (U) e Zinco (Zn) em sedimentos de cinco pontos da região norte da Baía de Sepetiba, por meio da técnica de Espectrometria de Massas atômica com Plasma de Indutivamente Acoplado (ICP-MS) com objetivo de obter informações preliminares sobre a qualidade do sedimento na região de desenvolvimento do empreendimento Estaleiro e Base Naval (EBN) para a construção de submarinos convencionais e de propulsão nuclear da Marinha do Brasil nessa região. Os sedimentos foram coletados em novembro de 2018 em cinco pontos na região de influência do empreendimento. A determinação da concentração dos metais foi realizada por meio técnica analítica ICP-MS com plasma de argônio, utilizando como métodos, o EPA 3051a e EPA 6020b. Os resultados das concentrações dos metais analisados foram comparados com a RC 454/12, no entanto, como ela não fornece valores de referência para todos os metais analisados, foi preciso fazer uma breve revisão bibliográfica sobre estudos anteriores realizados que avaliassem as concentrações desses 13 metais na Baía de Sepetiba. Também foi feita uma breve comparação entre as concentrações encontradas na Baía e no mundo. Ao comparar os resultados concentrações dos metais encontradas neste trabalho com os valores de referência disponíveis na RC 454/12 para as concentrações de As, Cd, Cr, Cu, Ni, Pb e Zn, verificou-se que as concentrações registradas neste trabalho estão abaixo do nível 1 (nível de menor probabilidade de efeitos a biota) em todos os pontos analisados, com exceção Cd e do Zn, cujas concentrações estão acima do nível 1 nos pontos P1 e P3. Em relação aos pontos analisados, os resultados mostraram, que as maiores concentrações de Al, As, Ba, Cd, Cr, Cu, Fe, Ni, Mn, Pb, Se, U e Zn foram encontradas nos pontos P1 e P3, e as menores concentrações foram encontradas nos pontos PC, P4 e P5.
URI: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844424
Aparece nas coleções:Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Monografia estagiária Angelica.docx5,61 MBMicrosoft Word XMLVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.